RESUMO
Código: 632
Tema: Formação do Professor e Pesquisador

 

Abrir
Arquivo

 
Relação Professor-aluno e Aspectos Éticos: Uma Perspectiva Sob A Observação da Narrativa O Clube do Imperador
 

A ética como temática acerca do ensino brasileiro não é considerada recente (CUNHA; TADÊUS, 2009). A importância da temática segue-se da possibilidade dos educadores em questionar, analisar e modificar sua conduta (LA TAILLE; SOUZA; VIZIOLLI, 2004). Já na relação professor-aluno, o educador deve interagir, discutir e relacionar com as informações do cotidiano. Diante deste cenário, os acontecimentos ocorridos nas salas de aula servem de inspiração para a produção de narrativas fílmicas.

O presente estudo têm como problemática de investigação: quais os aspectos éticos encontrados na relação professor-aluno do filme “O Clube do Imperador”? E, para isso, compreende-se a necessidade de: identificar os aspectos teóricos éticos que possuem relação com universo de ensino; verificar o papel do docente, no que se refere às perspectivas éticas, no processo de ensino; analisar o comportamento ético do professor para com os seus alunos, tendo como base os personagens da narrativa.

A reflexão sobre a ética abordou essencialmente os estudos de Demo (2005); Marques (2000); Rios (2001); e Singer (2002). No que diz respeito aos aspectos éticos no universo do ensino ressaltam-se os autores Caetano e Silva (2009); Curty et al. (2010); Hernández et al. (2008); Lewis (1986); Morin (2000); e Witter (2009). Sobre a relação professor-aluno considerou-se as contribuições levantadas, principalmente, nos trabalhos de Aquino (1996); Belotti e Faria (2010); Freire (2004); e Mendes (2013).

O presente estudo seguiu as seguintes etapas de investigação para a aplicação da metodologia de estudo observacional em linguagem fílmica: 1) construção da questão ou objetivo de pesquisa; 2) busca e seleção da fonte de dados narrativos; 3) visão geral da narrativa fílmica; 4) decupagem dos dados (cenas e falas); 5) fundamentação e interpretação dos dados; e 6) produção do relatório final. Este artigo foi elaborado com base nesta proposta metodológica (MACHADO; MATOS, 2012).

Na narrativa é proposto ao docente educar para as mudanças com enfoque na autonomia e no sentido de alcançar a liberdade. O comportamento e as escolhas desempenhadas pelo professor Hundert e pelo aluno Bell, comprometem a estória influenciando o curso dos acontecimentos para os demais personagens e, tendo a ética como parâmetro relativo. Evidencia-se, portanto, a necessidade de reflexão dos docentes sobre os papéis e os ensinamentos sociais, éticos, contidos no processo de ensino-aprendizagem.