RESUMO
Código: 633
Tema: Planejamento e Organização de Cursos e Programas

 

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A Capes, Os Conceitos e Os Indicadores Bibliográficos Usados Na Avaliação Trienal
 

A Capes realiza a avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu a cada três anos. Esta avaliação compreende a análise do desempenho de 5 quesitos cujos pesos são preestabelecidos: Proposta do Programa; Corpo Docente; Corpo discente, teses e dissertações; Produção intelectual e Inserção Social. O peso do quesito Produção intelectual é de 35% da nota final e é sobre este quesito que esta pesquisa desenvolve sua análise, restringindo sua análise àquelas produções veiculadas em periódicos.

A questão que motiva esta pesquisa é: como se agrupam os programas de pós-graduação stricto sensu acadêmicos da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo segundo a produção bibliográfica veiculada em periódicos? A resposta a essa questão tem dois objetivos. O primeiro deles é identificar como se agrupam os programas de acordo com a produção científica. O segundo objetivo é identificar como se associa o desempenho da produção científica veiculada em periódicos com o Conceito Capes.

A revisão bibliográfica desta pesquisa compreende duas seções principais: a Capes como instituição que operacionaliza o sistema de avaliação e recomendação de programas de pós-graduação e a literatura que propõe melhorias ao sistema de avaliação da Capes e que avalia o desempenho dos programas de pós-graduação da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo de forma independente.

A técnica utilizada para agrupar os 78 programas acadêmicos em clusters foi análise de clusters. Os dados utilizados nesta análise foram coletados no sítio eletrônico avaliacaotrienal2013.capes.gov.br/, na seção Planilhas de Indicadores. A técnica utilizada para identificar a relação entre os clusters e os conceitos Capes foi a Análise de correspondência. Os dados utilizados para esta análise foram coletados no mesmo sítio eletrônico e também foram utilizados os outputs da análise de cluster.

A análise de conglomerados não-hierárquica K-means, com padronização Z Score, distância quadrática euclidiana, algoritmo de agrupamento nearest centroid sorting, e cinco categorias predefinidas criaram clusters de tamanhos 8, 3, 3, 13 e 50. Um outlier teve de ser retirado da amostra. Os clusters possuíam composição qualitativa e quantitativa bastante distintas. O teste Qui-quadrado indicou que há relação estatisticamente significativas entre os clusters criados e conceito Capes.