O gerenciamento ágil de projetos iniciou-se na comunidade internacional de desenvolvimento de sistemas de informação. Estas práticas estão migrando, embora em estágio rudimentar, para outros setores, sobretudo para o desenvolvimento de produtos inovadores. Contudo, estes novos modelos de gestão precisam ser adaptados a situações específicas deste novo segmento.
Neste contexto, o objetivo deste trabalho é entender como alguns destes métodos ágeis – Scrum e Kanban – podem ser aplicados em projetos de desenvolvimento de produtos que envolvam processos criativos.
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Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso descritivo de abordagem qualitativa.
Foram analisadas as adaptações realizadas para adequação ao contexto de uma empresa criativa, destacando-se: a criação de uma "tarefa genérica" e a decisão de não incorporar a entrega de versões incrementais dos produtos. Além disso, o Scrum demonstrou-se adequado para a mensuração do volume de trabalho que a empresa é capaz de executar. Por fim, as ferramentas visuais de Road Map e Kanban mantiveram a equipe ciente sobre o andamento dos projetos.
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