RESUMO
Código: 65
Tema: Processo Estratégico nas Organizações

 

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Quantificação dos Planos Estratégicos Através do Orçamento Empresarial: Uma Aplicação Prática Com Métodos Estocásticos
 

A partir dos dados orçamentários, decisões são tomadas muitas vezes antes dos fatos, o que gera incerteza quanto à assertividade das previsões. Aliado a metodologias tradicionais de elaboração de previsões do orçamento empresarial, o estudo apresenta uma aplicação de métodos estocásticos onde o probabilismo se demonstra como alternativa de minimização das incertezas quanto à assertividade das estimativas.

Toda previsão carrega em si certo grau de incerteza devido à imprecisão do estado de natureza e a probabilidade deste ocorrer. É neste sentido que se discute o problema de pesquisa: Quais as contribuições dos métodos estocásticos na quantificação dos planos estratégicos através do orçamento a partir de dados probabilísticos? O estudo tem como objetivo demonstrar a aplicação de métodos estocásticos para quantificação dos planos estratégicos através do orçamento a partir de dados probabilísticos.

Horngren (2000) comenta que o núcleo do processo administrativo é a decisão que muitas vezes é o resultado de um planejamento que está intimamente interligado com o controle. Para Zdanowicz (1983), o orçamento é um plano administrativo que expressa quantitativamente todas as operações da empresa e recomenda algumas técnicas para elaboração:a tendência; a correlação e o estudo de mercado . Para Iudícibus (1998), as possibilidades de aplicação de métodos estocásticos em orçamento são esplêndidas.

A partir de uma estatística de vendas de 12 meses, utilizou-se o Método de Monte Carlo e com auxilio do MS- Excel, foram gerados os números aleatórios, para projetar as vendas para o próximo exercício de 12 meses. Ainda testou-se a probabilidade de um possível cenário de vendas, neste trabalho demonstra-se a probabilidade de ocorrência de um cenário otimista. Por fim, através da matriz de dois estados demonstrou-se o desempenho do sistema.

Os métodos permitiram simular a partir de dados históricos a probabilidade de realização de novos níveis de vendas, usando o método Monte Carlo. Com os níveis de venda projetados, usou-se uma simulação a partir do teorema central do limite para identificar a probabilidade de realização de vendas num intervalo que representa um cenário otimista. Por fim, através de uma matriz de dois estados representou-se a integração de orçamentos que permite visualizar o desempenho do sistema.