RESUMO
Código: 651
Tema: Organização e Processos para Inovação

 

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Inovação Organizacional em Pequenas Empresas e Gestão do Modelo de Negócio
 

As últimas duas décadas foram marcadas por profundas transformações decorrentes e coincidentes com as inovações tecnológicas relacionados a internet, bem como de sua democratização, disseminada pela WEB (World Wide Web). Trata-se de um novo campo conceitual que tem resultado em importantes mudanças no ambiente empresarial, em vários aspectos, por exemplo, na forma como pequenas empresas gerenciam seus processos de inovação e estruturam seu modelo negócio.

As pesquisas sobre inovação e modelo de negócio são realizadas em empresas de grande porte, de base tecnológica ou digital. Poucos estudos são produzidos em empresas de pequeno porte de outros setores de atividade. Os textos são fragmentados em módulos estanques o que sugere a existência de muitas lacunas no campo teórico/metodológico. Assim, o objetivo do artigo é analisar a relação entre inovação e aplicação de modelo de negócio em pequenas empresas.

O conceito de modelo de negócio, entendido aqui como a forma com uma empresa cria, distribui e captura valor junto a seu cliente (OSTERWALDER; PIGNEUR, 2010), pode constituir um importante esquema interpretativo da realidade da gestão de pequenas empresas. O conceito é ancorado em instrumentos dinâmicos e sistêmicos que permitem integrar todos os tipos de inovações à estratégia organizacional das pequenas empresas (JOIA; FERREIRA, 2005; OSTERWALDER; PIGNEUR, 2010; ARAÚJO; ZILBER, 2013).

A pesquisa é natureza qualitativa, com abordagem exploratória e descritiva. A estratégia utilizada foi o estudo de caso duas pequenas empresas. Os foram utilizados três instrumentos para coleta dos dados: 1) entrevistas; 2) analise de documentos e; 3) observação. Duas dimensões foram utilizadas para análise dos casos: inovação e modelo de negócio. Os sujeitos da pesquisa foram os principais gestores. Os dados foram tratados a partir da técnica de análise de conteúdo.

Os resultados da pesquisa sugerem que as empresas analisadas têm implementado inovações de produto, processo, marketing e organizacional que estão contribuindo para torná-las mais ágeis, flexíveis e adaptadas aos objetivos organizacionais. As inovações possibilitam ao modelo de negócio articular a proposição de valor, a infraestrutura, as fontes de receitas, os recursos utilizados para geração de rendas e os mecanismos da cadeia de relacionamentos com a estratégia organizacional.