RESUMO
Código: 655
Tema: A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

 

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Insucesso Empresarial e Conhecimento Empreendedor Para Novos Negócios
 

Observa-se crescente interesse pelo empreendedorismo como um processo de aprendizado contínuo (COPE, 2005). Pesquisas têm reconhecido que o insucesso pode ser uma importante fonte para o desenvolvimento de conhecimentos e que pode ser útil para os próximos negócios (UCBASARAN et al., 2012). Os empreendedores podem aprender, utilizando as informações acerca das razões pelas quais o negócio faliu, e revisar seus conhecimentos de como gerir eficazmente o seu negócio (SHEPHERD, 2003).

Este estudo teve como objetivo analisar a transformação da experiência de carreira empreendedora diante do insucesso empresarial, em conhecimento para a criação de novos negócios. Blackburn e Kovalainen (2009) classificaram os estudos sobre falência como um campo que ainda precisa ser desenvolvido em diferentes níveis conceituais, dentre os quais, a necessidade de pensar sobre o processo de aprendizado dos empreendedores durante a fase final da vida dos negócios e os efeitos desse processo.

Aprendizagem empreendedora e Insucesso empresarial foram as duas bases teóricas para este estudo. A aprendizagem empreendedora como um processo experiencial, onde a experiência pessoal de um empresário é transformada em conhecimento, que por sua vez pode ser usado para orientar a escolha de novas experiências (POLITIS, 2005). Insucesso empresarial como a Jornada de Aprendizagem (COPE, 2011): a) reflexão sobre os custos do insucesso; b) reflexão crítica; e, c) ação reflexiva.

Abordagem qualitativa e exploratória (RICHARDSON 1999). A pesquisa é de corte transversal com perspectiva longitudinal (VIEIRA, 2006). A seleção por conveniência de uma empreendedora, com base em critérios estabelecidos. A coleta de dados usou o método de entrevista de profundidade (MASON, 1996), com 2 horas de duração, gravada e transcrita. Para análise utilizou-se como alicerce a narrativa e buscou-se interpretar os dados com a análise de conteúdo, o tema (BARDIN, 2011).

a) a aprender sobre si mesmo: “reconhecer novas oportunidades e lidar com desafios de hoje e do futuro é preciso ter a facilidade da comunicação”; b) aprender sobre o empreendimento e seu fim: “olhar o negócio de fora, como cliente”; c) aprender sobre as redes e relacionamentos: “a possibilidade de estar lá na frente, de ter outra oportunidade”; e, d) aprender sobre a gestão de riscos: “o negócio tem que estar dentro dos moldes e, a área de alimentos, era muito complicada”.