RESUMO
Código: 657
Tema: Planejamento e Organização de Cursos e Programas

 

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Desenvolvimento de Competências em Instituições Públicas de Ensino Superior: Um Estudo Comparativo Nas Modalidades à Distância e Presencial
 

Diversos especialistas concordam que lidar com os desafios da atual sociedade do conhecimento requer um melhor desenvolvimento de competências capazes de preparar o indivíduo para as novas exigências econômicas e sociais, colocando a academia no centro de dois grandes desafios: (a) consolidar um sistema de ensino abrangente, que permita o desenvolvimento máximo das capacidades humanas e (b) promover uma formação ampla que contemple competências essenciais para uma vida de sucesso (PONS, 2010).

Alguns questionamentos instigam a elaboração deste artigo: Que práticas educacionais têm sido desenvolvidas? Existem perspectivas de formação diferentes entre cursos presencias e a distância? Assim, o objetivo deste artigo é identificar, a partir da percepção de alunos, o desenvolvimento de competências em instituições públicas de ensino superior nas modalidades à distância e presencial, comparando níveis de percepções e gargalos de formação em cursos de Administração

Apesar dos recentes avanços dos estudos brasileiros sobre o desenvolvimento de competências no ambiente acadêmico, os estudos na educação superior ainda carecem de aprofundamentos, o que dificulta a sua utilização na organização dos projetos pedagógicos e apresenta dificuldades no desenvolvimento das competências-chave demandadas pela sociedade, surgindo a necessidade de ampliar as discussões, nas diferentes modalidades de ensino, para uma formação sistêmica (GODOY; ANTONELLO, 2009).

A pesquisa foi realizada junto a uma amostra não probabilística e por conveniência com alunos de cursos de Bacharel em Administração em instituições públicas de ensino superior, com oferta nas modalidades presencial e a distância. Participaram da pesquisa 102 alunos da modalidade a distância e 109 alunos da modalidade presencial, sendo os dados analisados por meio de técnicas estatísticas descritivas e multivariadas, sendo adotada a análise discriminante e a análise de variância (ANOVA).

Dentre os principais resultados, a análise discriminante indicou que os alunos de cursos presenciais apresentaram maiores médias nas competências relacionadas a capacidade de interpretar textos, gráficos, símbolos e números; capacidade de cooperação e capacidade empreendedora. Já os alunos de cursos a distância apresentaram maiores médias nas competências relacionadas a visão de mundo global, capacidade de lidar com incertezas e domínio de novos conhecimentos técnicos ligados à profissão.