RESUMO
Código: 661
Tema: Gestão Organizacional: Recursos Humanos, Arranjos Institucionais e Planejamento

 

Abrir
Arquivo

 
O Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado – Uma Análise Sob A Ótica da Governança Pública
 

A utilização pelo setor público de ferramentas da iniciativa privada atende a uma necessidade premente de criar sinergia organizacional por meio do alinhamento estratégico com o objetivo de alcançar os melhores resultados que possam ser percebidos pelo cidadão. Inspirado pelas reformas iniciadas em diversos países na década de 80 e, no Brasil, a partir de 1995, Minas Gerais iniciou seu ciclo de reformas com o Choque de Gestão, em 2003.

Tendo como eixo teórico norteador a definição de Governança Pública, este trabalho problematiza a caracterização do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado – PMDI como instrumento de Governança Pública. Através de um compilado formado por 6 parâmetros extraídos de conceitos de Governança Pública de autores diversos, este artigo se dedicou a analisar o PMDI, à luz destes conceitos (ou parâmetros).

No esforço acadêmico, faz-se mister aprofundar e compreender com a necessária exatidão os conceitos relacionados ao objeto alvo da pesquisa. Em função disso, esta seção se dedica a conhecer e delimitar alguns conceitos que serão norteadores da análise a que se propõe este artigo: Governança Pública, Administração Pública Gerencial, a Reforma na Administração Pública (com enfoque para o estado de Minas Gerais) e o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado.

Como metodologia de pesquisa, recorreu-se a pesquisa bibliográfica e documental. Para tanto, inicialmente são estabelecidos os conceitos de Governança e, em especial, o de Governança Pública. São ainda trazidos o entendimento sobre a Administração Pública Gerencial, a Reforma na Administração Pública (com enfoque para o estado de Minas Gerais) e o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado e suas particularidades.

Através de um compilado formado por 6 parâmetros extraídos de conceitos de Governança Pública de autores diversos, este artigo se dedicou a analisar o PMDI, à luz destes conceitos (ou parâmetros). Destes, 5 foram plenamente atendidos: O conceito “Criação de centros múltiplos de elaboração da política pública”, não é tendido pelo PMDI – MG, visto que a elaboração das políticas públicas é realizada por um órgão colegiado, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.