RESUMO
Código: 665
Tema: Métodos e Técnicas de Pesquisa

 

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Análise de Conteúdo: Uma Discussão Sobre Sua Abordagem Quantitativa e Qualitativa Para Estudos no Campo da Administração
 

A análise de conteúdo apresenta-se como uma técnica de dados profícua, com grande potencial para o desenvolvimento de estudos, sobretudo no campo da administração. Nesse sentido, Mozzato e Grzybovski (2011) afirmam que há um crescente interesse pela análise de conteúdo como técnica de coleta de dados na produção científica de Administração em virtude da preocupação com o rigor científico das pesquisas.

O presente ensaio teve por objetivo discutir as características da técnica análise de conteúdo sob as perspectivas quantitativa e qualitativa para estudos em Administração.

Dentre as técnicas que objetivam extrair significados oriundos do conteúdo de textos, que vão desde os produtos da mídia até dados coletados por meio de entrevistas (FLICK, 2004), a análise de conteúdo corresponde a um dos procedimentos clássicos de análise de materiais dessa natureza (CHIZZOTTI, 2010). No o âmbito das ciências administrativas, observa-se sua crescente utilização no últimos anos (MOZZATO, 2010). Tendo sua origem nos Estados Unidos.

Trata-se de um ensaio teórico.

A análise de conteúdo possui uma natureza científica, e desse modo, deve ser eficaz, rigorosa e precisa. Portanto, percebe-se a análise de conteúdo como um instrumento de pesquisa científica com múltiplas aplicações, sob as quais seus procedimentos, podem variar em função dos objetivos da pesquisa. É pertinente destacar que o tipo de material e os objetivos do estudo são cruciais na escolha entre as abordagens quantitativa e qualitativa da análise de conteúdo.