RESUMO
Código: 668
Tema: Política e Estratégia Tecnológica

 

Abrir
Arquivo

 
Mapa Estratégico e Estrutura Organizacional do Parque Tecnológico Sudoeste Paulista
 

Os Parques Tecnológicos devem ser implantados para atender as necessidades de regiões, da sociedade e de países. Além disso, os Parques Tecnológicos promovem o desenvolvimento de regiões, principalmente as mais pobres, associado ao Planejamento de Desenvolvimento Sustentável da Região. O processo prospectivo proporciona à sociedade a apropriação do conhecimento da situação regional e propicia a motivação para a implantação de ações para construir a visão estratégica do futuro desejado.

A implantação de Parque Tecnológico pode proporcionar à sociedade de uma região pobre oportunidades socioeconômicas e o desenvolvimento territorial. Este trabalho tem como objetivo mostrar o planejamento estratégico do Parque Tecnológico Sudoeste Paulista (PTSP), sua estrutura organizacional e seu projeto político pedagógico como processo de implantação na região mais pobre do Estado de São Paulo.

A definição de Parque Tecnológico, conforme IASP (2002), é uma organização gerenciada por profissionais especializados, cujo objetivo é aumentar a riqueza e o bem estar da comunidade. O processo prospectivo, segundo Berger (1958) e Godet (2001), proporciona ver longe, com amplitude, com profundidade, com ousadia e pensar no ser humano e ver de maneira diferente. A estratégia, segundo Kaplan e Norton (2004), é uma das etapas de processo contínuo lógico que movimenta toda a organização.

A metodologia contemplou a pesquisa exploratória e a pesquisa-ação. Foi escolhida a Região Sudoeste porque contém o município mais pobre do Estado de São Paulo, Ribeirão Branco.

O PTSP tem como missão: “Promover o desenvolvimento sustentável regional com geração de conhecimento, produtos e serviços por meio da ciência e tecnologia e inovação, a serviço da sociedade, contribuindo para a sua transformação.” O Mapa Estratégico do PTSP foi elaborado a partir da identificação dos pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças e a partir dos objetivos definidos e listados no Estatuto do Instituto de Tecnologia Assessoria Comunitária e Extensão Rural (ITACER).