RESUMO
Código: 671
Tema: Comportamento do Consumidor - Estudos Qualitativos

 

Abrir
Arquivo

 
Meu Smartphone, Uma Extensão de Mim: Self Estendido e Os Paradoxos Tecnológicos
 

Apesar de muitos consumidores ainda o considerarem um tecnologia recente, os smartphone se tornaram tendência entre os usuários de telefonia móvel. Com a grande facilidade de acesso a informações, o aumento das possibilidade de comunicação, os smartphone ganharam destaque na rotina de muitos consumidores. Além da sua funcionalidade, o smartphone com o valor agregado da marca ganha certa identidade pessoal e pode agregar status ao usuário.

Esta pesquisa objetiva verificar o envolvimento dos usuários com relação à posse de smartphone de marca Premium e averiguar se o smartphone representa uma extensão do self do seu usuário. Além disso, buscou-se identificar percepções paradoxais quanto a esta tecnologia móvel, dado o impacto do uso dos smartphones na vida de seus usuários.

Self Os consumidores compram bens que funcionam como um veículo para expressar a sua identidade (AAKER, (1998). Belk (1988) desenvolveu a teoria denominada de “eu estendido”, onde o indivíduo pode ser compreendido a partir do exame de suas posses. Paradoxos O uso da tecnologia móvel ao mesmo tempo que traz vantagens ao usuário ela também traz desvantagens (SACCOL, REINHARD, 2005), fazendo com que as experiências do usuário com a tecnologia podem ser paradoxais (JARVENPAA, LANG, 2005).

A natureza desta pesquisa é exploratória, utilizando uma abordagem qualitativa de pesquisa. Foi elaborado um roteiro semi-estruturado para a realização de entrevistas, embasado nos trabalhos de Queiroga et al (2010) e Corso (2013), os quais trabalham com os aspectos de Self estendido e do uso de tecnologia móvel, respectivamente. Foram realizadas doze entrevistas. A escolha dos entrevistados foi feita por conveniência com usuários que possuem o smartphone a mais de seis meses.

Foi possível verificar a existência de self estendido dentre alguns respondentes usuários de smartphone de marca premium. O smartphone permite que os dados sejam levados para qualquer lugar, e a facilidade tecnológica oferecida por eles, possibilita que o usuário deixe-o mais pessoal possível. Foi possível identificar percepções paradoxais desta tecnologia móvel (Independência X Dependência, Autonomia X Vício, e Público X Privado, Satisfação X Criação das Necessidades, Novo X Obsoleto).