Collins (2001) conduziu um estudo entre as empresas com ações negociadas nas bolsas americanas, sobre fatores internos que explicam uma valorização consistente e significativamente acima da média do mercado por um longo período. Estas empresas foram denominadas "Good to Great" e os fatores que fundamentaram seu desempenho sustentadamente muito elevado foram identificados por comparação com outras empresas do mesmo segmento e de porte similar que não conseguiram sustentar o mesmo crescimento.
Problema de pesquisa: em que medida os fatores de competitividade identificados como explicativos de uma inflexão positiva e do elevado crescimento de valor sustentado em empresas americanas explicariam também um desempenho de valor semelhante de empresas brasileiras?
O objetivo da pesquisa: verificar em que medida os fatores identificados como explicativos do crescimento de valor sustentado em empresas americanas explicariam também um desempenho de valor semelhante de empresas brasileiras.
Collins (2001) comparou a atuação das empresas americanas e identificou fatores explicativos presentes em empresas que, após um período se comportando como “boas”, promoveram uma mudança em sua trajetória e passaram a um desempenho de valor “excelente”, por um período mínimo de 15 anos. Onze empresas atenderam aos parâmetros e os fatores identificados foram: Liderança, Equipe, Atitude diante dos problemas, foco estratégico, disciplina, relação com a tecnologia, processo de melhoria contínua.
A pesquisa desenvolvida tem natureza descritiva, baseada em informações quantitativas e qualitativas. Do ponto de vista de delineamento foi realizado um levantamento de campo com informações primárias sobre competitividade, colhidas junto a executivos de empresas identificadas em um estudo longitudinal, com base em dados secundários, sobre o desempenho de valor de mercado de todas as empresas brasileiras de capital privado com ações negociadas na BM&FBOVESPA durante 24 anos.
Foram identificadas 7 empresas conforme os parâmetros estabelecidos. A pesquisa identificou que nas empresas brasileiras com excelência de desempenho no longo prazo houve aderência média de 84% aos fatores de sucesso identificados nas empresas americanas. Os sete fatores pesquisados e os índices de aderência em ordem decrescente são: processo de melhoria contínua (90%), atitude frente aos problemas (86%), foco estratégico (86%), disciplina (86%), liderança (82%), equipe (80%) e tecnologia (78%).
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