RESUMO
Código: 675
Tema: Economia de Empresas

 

Abrir
Arquivo

 
Fatores Explicativos da Transição de Empresas Brasileiras de Valorização Média Para Empresas de Alto Desempenho
 

Collins (2001) conduziu um estudo entre as empresas com ações negociadas nas bolsas americanas, sobre fatores internos que explicam uma valorização consistente e significativamente acima da média do mercado por um longo período. Estas empresas foram denominadas "Good to Great" e os fatores que fundamentaram seu desempenho sustentadamente muito elevado foram identificados por comparação com outras empresas do mesmo segmento e de porte similar que não conseguiram sustentar o mesmo crescimento.

Problema de pesquisa: em que medida os fatores de competitividade identificados como explicativos de uma inflexão positiva e do elevado crescimento de valor sustentado em empresas americanas explicariam também um desempenho de valor semelhante de empresas brasileiras? O objetivo da pesquisa: verificar em que medida os fatores identificados como explicativos do crescimento de valor sustentado em empresas americanas explicariam também um desempenho de valor semelhante de empresas brasileiras.

Collins (2001) comparou a atuação das empresas americanas e identificou fatores explicativos presentes em empresas que, após um período se comportando como “boas”, promoveram uma mudança em sua trajetória e passaram a um desempenho de valor “excelente”, por um período mínimo de 15 anos. Onze empresas atenderam aos parâmetros e os fatores identificados foram: Liderança, Equipe, Atitude diante dos problemas, foco estratégico, disciplina, relação com a tecnologia, processo de melhoria contínua.

A pesquisa desenvolvida tem natureza descritiva, baseada em informações quantitativas e qualitativas. Do ponto de vista de delineamento foi realizado um levantamento de campo com informações primárias sobre competitividade, colhidas junto a executivos de empresas identificadas em um estudo longitudinal, com base em dados secundários, sobre o desempenho de valor de mercado de todas as empresas brasileiras de capital privado com ações negociadas na BM&FBOVESPA durante 24 anos.

Foram identificadas 7 empresas conforme os parâmetros estabelecidos. A pesquisa identificou que nas empresas brasileiras com excelência de desempenho no longo prazo houve aderência média de 84% aos fatores de sucesso identificados nas empresas americanas. Os sete fatores pesquisados e os índices de aderência em ordem decrescente são: processo de melhoria contínua (90%), atitude frente aos problemas (86%), foco estratégico (86%), disciplina (86%), liderança (82%), equipe (80%) e tecnologia (78%).