RESUMO
Código: 679
Tema: Estratégia e sustentabilidade

 

Abrir
Arquivo

 
Implicações Multidimensionais da Cotonicultura Convencional e da Orgânica
 

A ideia de desenvolvimento sustentável compreende implicações multidimensionais, tais como o aumento na qualidade de vida, a equidade na distribuição de renda e bens, a alocação eficiente de recursos, a prevenção de danos e impactos das atividades humanas ao meio ambiente, o equilíbrio da distribuição populacional e econômica nos territórios rurais e urbanos, assim como a implementação de soluções específicas para as culturas locais.

O objetivo deste ensaio é apresentar proposições sobre as implicações multidimensionais da cotonicultura, distinguindo o sistema de produção convencional do orgânico. Este ensaio busca trazer contribuições para a discussão de desenvolvimento sustentável no campo organizacional da agricultura orgânica, em comparação com a agricultura convencional, levantando questões de interesse dos diversos setores da sociedade, devido ao grande impacto da atividade agrícola no desenvolvimento do país.

A cotonicultura convencional, sobretudo quando é praticada pelo agronegócio, leva a implicações favoráveis na dimensão econômica, enquanto leva a implicações restringentes nas dimensões social e ambiental no processo de desenvolvimento. Uma alternativa para mudar essa trajetória na direção de um desenvolvimento mais sustentável é a produção orgânica nos sistemas agrícolas, uma vez que esse sistema de produção é capaz de superar os riscos associados à agricultura convencional.

Ensaio Teórico

A cotonicultura orgânica praticada na agricultura familiar leva a implicações favoráveis nas dimensões econômica, social e ambiental de maneira equilibrada no processo de desenvolvimento. É importante ressaltar que surgem restrições na dimensão social do desenvolvimento quando a agricultura orgânica é adotada pela agricultura empresarial, conforme a discussão apresentada sobre as controvérsias neste sistema produtivo.