RESUMO
Código: 68
Tema: Operações

 

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Análise de Métodos Quantitativos em Previsão de Vendas de Insumo Para Diagnóstico In Vitro
 

Neste relato tecnológico, foi estudada uma empresa que comercializa produtos utilizados para realização de diagnósticos in-vitro no Brasil e que desejava reduzir os custos relacionados aos erros da previsão de vendas como, a falta de estoques de alguns produtos que vendiam muito acima do estimado, a perda por expiração da validade de outros produtos devido ao fato das vendas reais serem muito inferiores aos volumes previstos, dentre outros custos associados a erros de prognóstico.

O objetivo deste estudo é identificar se é possível aumentar a precisão da previsão de vendas para a empresa estudada a partir da aplicação de alguns métodos quantitativos em planilha eletrônica para incrementar sua competitividade em termos de gestão de estoques e ao mesmo diminuir as rupturas por falta de disponibilidade de produtos para pronta entrega o que pode contribuir para impactar negativamente a imagem da empresa estudada frente a seus concorrentes.

Temos disponível um grande número de livros e artigos sobre como prever dados e vendas utilizando-se de métodos quantitativos e ou qualitativos segundo Wanke e Julianelli (2006), apesar de o planejamento de demanda estar sujeito a erros, diversas empresas estão empregando processos integrados de planejamento os quais incorporam dados e informações de várias fontes utilizando-se de métodos quantitativos e qualitativos.

O presente trabalho foi realizado com base em dados secundários internos (histórico de vendas realizadas de Janeiro 2012 a Junho 2012) extraídos diretamente do sistema contábil da empresa estudada. A partir dos dados secundários, foram criados os dados primários em um banco de dados em planilha eletrônica. Com os dados primários foram feitas as simulações de previsões de vendas. Os dados secundários internos utilizados foram as vendas históricas de 1296 tipos de reagentes num período de 30 meses

Ao utilizar os métodos quantitativos abordados neste estudo individualmente por produtos e para esta empresa foi possível alcançar um grau de precisão da previsão de vendas consolidada maior do que ao se utilizar apenas um método para todos os produtos desta empresa. Esta constatação sugere que para empresas deste ramo a probabilidade de melhorar o resultado da previsão de vendas poderá ocorrer após identificar por produto, qual é o método de prever as vendas.