RESUMO
Código: 681
Tema: Estruturação e reestruturação financeira

 

Abrir
Arquivo

 
Influência do Investimento Anjo Na Tomada de Decisão e Nos Problemas de Agência: Um Estudo de Caso
 

Os conflitos existentes entre acionistas de empresas e administradores encarregados de maximizar o retorno do capital investido têm despertado o interesse de pesquisadores. Mais de 40% das pesquisas realizadas sobre a Teoria da Agência, tanto no âmbito nacional quanto no internacional, sugerem que a redução de conflitos entre principais (acionistas) e agentes (administradores) seja mais estudada (ROCHA; PEREIRA; BEZERRA; NASCIMENTO, 2012).

Com a seguinte pergunta de "Como a influência por parte dos investidores anjos nas tomadas de decisão afeta os conflitos de agência?" O artigo se propõe estudar a relação entre o apoio gerencial, por parte de investidores anjos, a tomada de decisão e os conflitos de agência em empresas que estão em etapa inicial de financiamento.

Para que esse tema possa ser compreendido, é necessário o resgate de alguns conceitos. O entendimento do conceito de principal e agente (teoria da agência), capital de risco, além de startups e investidores anjos.

A estratégia de pesquisa é a de estudo de caso, com base em Yin (2005), por buscar responder uma questão de pesquisa descritiva e complexa que demanda aprofundamento na coleta e análise de dados. Por ser um estudo de caso, optou-se em utilizar como técnica de coleta de dados primários a entrevista, conforme Marconi e Lakatos (2009), em uma conversa frente a frente, o entrevistado tem a tendência de dialogar mais, expondo verbalmente informações ao pesquisador

O estudo analisou empiricamente três proposições, considerando as particularidades do investimento anjo, e possíveis conflitos de agência. No caso estudado, duas proposições foram confirmadas e uma não foi confirmada.