RESUMO
Código: 684
Tema: Comportamento do Consumidor - Estudos Descritivos Quantitativos

 

Abrir
Arquivo

 
Motivações e Usos da Internet: Uma Abordagem Cross-cultural Para O Desenvolvimento de Uma Classificação Taxonômica de Usuários de Internet em Contexto Latino-americano
 

O ambiente onde interagem organizações e pessoas tem sido modificado em função dos avanços nas tecnologias da informação e de comunicação. Os formatos tradicionais baseavam-se em uma lógica de comunicação unidirecional e a internet modificou a forma pela qual as pessoas se relacionam, o que também impactou os trabalhos de comunicação e de construção de marca (Keller, 2009).

Um número crescente de estudos tem pesquisado a respeito dos motivos e usos da internet (Yoon, Cropp, & Cameron, 2002). Para contribuir com este esforço de pesquisa, o objetivo deste estudo foi desenvolver uma taxonomia dos internautas quanto aos motivos para uso da internet no contexto Latino-Americano. Portanto, este trabalho se orienta pela seguinte pergunta de pesquisa: quais perfis de internautas existem no contexto Latino-Americano, de acordo com as motivações para usar a internet?

A realização de pesquisas sobre produtos ou notícias em geral, busca por socialização, realização de compras e navegação são motivos recorrentes quanto ao uso da internet (Yoon, Cropp, & Cameron, 2002). A exploração do comportamento nesse novo contexto resultou na atenção acadêmica e profissional e exploração das motivações envolvidas no uso da internet. Ao se observar tais motivações nota-se a similaridade com os fatores organizados por Rodgers e Sheldon (2002) e utilizados neste estudo.

O levantamento utilizou-se de um instrumento elaborado com base em um conjunto de motivos para uso da internet. Estes motivos contemplam quatro fatores que compreendem as motivações no uso da internet: compra, pesquisa, comunicação e navegação. Os dados foram coletados por meio de um painel online e a amostra coletada foi de 6.338 internautas. Foram realizados procedimentos envolvendo a distribuição de frequência, a análise fatorial confirmatória, a análise de cluster e a análise discriminante.

Os clusters foram classificados como Usuários esporádicos, Exploradores curiosos, Comunicadores evoluídos e Usuários imersos. As taxonomias são mais utilizadas para determinar perfis de compradores, em comparação com os demais fatores motivacionais, a partir disso, uma das justificativas deste estudo para a criação de uma taxonomia de internautas encontra-se ligada ao crescimento do uso da internet para atividades de compra, busca por informações e comunicação (Brown, Pope, & Voges, 2003).