RESUMO
Código: 685
Tema: Cooperação Tecnológica e Inovação Aberta

 

Abrir
Arquivo

 
A Evolução do Tema Colaboração Nos Estudos de Inovação e Tecnologia
 

As empresas têm procurado novos caminhos para aumentar a competitividade e promover maior eficácia nos processos de inovação. Deste modo, observa-se uma adoção do modelo aberto e interativo de busca de soluções. Essas colaborações/cooperações estão cada vez mais em evidência nas organizações, criando vantagem competitiva e conhecimento tanto para as empresas como benefícios para a sociedade.

A questão que norteia o presente estudo é: como a colaboração está inserida nos estudos de gestão da tecnologia e da inovação? Este artigo tem como objetivo mapear o panorama da produção científica sobre o tema colaboração para a inovação e tecnologia, nos últimos cinco anos, por meio de um estudo bibliométrico. Tem-se como base de dados os anais do EnANPAD e os principais periódicos da área, RAI, RBI, BBR, RAM e RCA.

O artigo fundamenta-se na base teórica da inovação tecnológica. Schumpeter foi um dos pioneiros em identificar a inovação como fator de desenvolvimento. Nesse contexto, o estudo trata especificamente da colaboração para a inovação, como forma de inovação aberta, traduzindo-se na formação de redes, cooperação, alianças, parcerias e consórcios. Essa é uma forma de estratégia competitiva utilizada pelas empresas, com o intuito de redução de custos e riscos relacionados à inovação.

Trata-se de um estudo bibliométrico, realizado com base nos Anais do EnANPAD e nos periódicos: RAI, RBI, BBR, RAM e RCA, no período de 2009 a 2013. A amostra foi coletada por meio de busca pelas palavras ‘colaboração’, ‘parceria’, ‘cooperação’, ‘interação’ e ‘rede’. Foram selecionados para a amostra os relacionados ao tema colaboração para a inovação e tecnologia, sendo estes, 54 artigos que foram separados para posterior avaliação.

A análise possibilitou identificar: a evolução das publicações sobre a temática proposta; a importância dada à colaboração entre empresas e entre universidade-empresa nos trabalhos; o destaque do setor industrial como maior campo de estudos; o mapeamento das publicações dos artigos apresentados no EnANPAD e em importantes periódicos e a identificação de autores com maior número de publicações sobre o tema.