RESUMO
Código: 692
Tema: Incentivos, Remuneração e Satisfação no trabalho

 

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Visão Multidimensional da Satisfação do Trabalho: Um Estudo em Um Hospital Público Piauiense
 

Os estudos sobre comportamento humano têm buscado compreender necessidades humanas no contexto organizacional, de forma a contribuir com a satisfação dos trabalhadores, considerando o impacto gerado no desempenho, na produtividade e na saúde do trabalhador. O presente estudo tem como objetivo analisar a satisfação no trabalho por meio da Escala de Satisfação no Trabalho (EST) construída e validada por Siqueira (2008). O estudo foi realizado em um Hospital Público na cidade de Campo Maior/ Piauí.

Analisar a satisfação no trabalho com suporte em cinco categorias determinadas pela Escala de Satisfação no Trabalho construída e validada por Siqueira (2008): satisfação com o salário, com os colegas, com a chefia, com as promoções e com a natureza do trabalho em um hospital público na cidade de Campo Maior, no Piauí. Objetivos específicos: identificar as variáveis mais significativas para a satisfação no trabalho, bem como identificar as categorias que mais influenciam nessa satisfação.

Diante das mudanças conceituais, algumas dimensões permanecem nos estudos sobre satisfação. As dimensões avaliam o quanto os retornos ofertados pela empresa em forma de salários e promoção, o quanto a convivência em os colegas e as chefias e o quanto a realização das tarefas propiciam ao empregado sentimentos gratificantes e prazerosos (SIQUEIRA, 2008). Esses aspectos são elencadas como: satisfação com o trabalho, com os colegas de trabalho, com a chefia, com as promoções e com o salário.

Realizou-se estudo descritivo do tipo levantamento ou survey, por meio de dados coletados de 182 funcionários de um hospital da cidade de Campo Maior – PI. A Escala, composta por 25 itens distribuídos em cinco dimensões (Satisfação com os colegas, com o salário, com a chefia, com a natureza do trabalho e com promoções), foi aplicada por meio de formulário elaborado no Google Docs e enviado por e-mail. Para a análise utilizou-se o Software SPSS 19.0.

Os resultados evidenciaram, por ordem decrescente de significância, que a chefia, os colegas de trabalho e a promoção são os fatores que mais influenciam nessa satisfação no trabalho. No que tange ao objetivo específico, as maiores médias encontradas foram para as variáveis; (V13) Oportunidade de fazer o tipo de trabalho que faço, (V14) Maneira como eu me relaciono com os meus colegas de trabalho e (V17) Quantidade de amigos entre os colegas de trabalho.