RESUMO
Código: 693
Tema: Administração Pública

 

Abrir
Arquivo

 
Aplicação de Indicadores de Morbidade e Mortalidade Materno/neonatal Na Segurança do Paciente de Uma Maternidade Pública do Estado de São Paulo.
 

Nos últimos anos, a segurança do paciente e a qualidade dos serviços de assistência médica têm recebido crescente atenção de pacientes, provedores e meios de comunicação. A avaliação da segurança do paciente com vigilância de eventos adversos visa melhorar a qualidade da assistência. Uma das ferramentas com esse objetivo é o levantamento de trigger points ou pontos de gatilho. Ferramenta essa que também pode ser aplicada nas unidades perinatais.

O presente trabalho objetivou avaliar a hipótese de que a presença de trigger points está relacionada à ocorrência de eventos adversos no contexto da assistência perinatal. Foram levantados prontuários dos partos ocorridos em um hospital estadual da cidade de São Paulo no mês de março de 2014 e aplicado um checklist de trigger points de assistência perinatal. Os casos com achados positivos foram analisados com maior profundidade para identificação de eventos adversos.

Foram levantados 152 prontuários abrangendo 152 parturientes e 152 recém-nascidos atendidas na instituição pesquisado no período de março de 2014 utilizando uma versão ampliada dos trigger points para avaliação de ocorrência de eventos adversos nos atendimentos realizadados na instituição.

Na análise dos 152 prontuários estudados, foi observada a ocorrência de 14 (9,2%) triggers points em 152 puérperas e em 152 neonatos. Desses, 4 (28,6%) resultaram em eventos adversos.A partir dos dados apresentados pudemos observar, que o uso dos trigger points ampliados podem detectar eventos adversos nos atendimentos das unidades perinatais.Porém por ser um estudo retrospectivo baseado em informações relatadas em prontuários muitas informações podem ter sido omitidas ou serem incompletas.