A classe C começa a representar um papel de relevância na economia brasileira e seus jovens, com maior poder de compra, iniciam novas experiências como consumidores. Neste contexto o dinheiro assume um papel cada vez mais presente.
O objetivo desta pesquisa foi compreender as atitudes em relação ao dinheiro desse segmento da população e como essas atitudes afetam elementos do comportamento consumidor, tal como o materialismo e a vaidade.
Foi visitada a literatura acerca de: Consumo e Identidade; Consumo e Materialismo; Consumo e Vaidade; Atitudes e Valores em Relação ao Dinheiro; O Consumidor de Classe C e seus Valores com Relação ao Dinheiro
O estudo utilizou a pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa, com aplicação da escala de atitudes para o dinheiro, baseada num estudo anterior com jovens chineses para fins de comparação.
Os resultados indicaram que o materialismo se relaciona apenas com a desconfiança, não se relacionando com as atitudes de poder e prestígio, nem de ansiedade, e a vaidade, por sua vez, se relaciona com o poder e prestígio, indicando profundas diferenças com relação aos jovens chineses.
|