RESUMO
Código: 699
Tema: Logística e Cadeia de Suprimentos

 

Abrir
Arquivo

 
Fatores Que Afetam A Decisão do Produtor em Investir em Novos Armazéns Agrícolas .
 

O Brasil é atualmente o quinto maior produtor de grãos do mundo, segundo dados da Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO), e vem crescendo a cada safra. No entanto, o setor produtivo vem perdendo competitividade frente a outros países por conta dos prejuízos relacionados à logística de escoamento da produção (transporte e armazenagem). O déficit de armazenagem brasileiro foi próximo a 40,5 milhões de toneladas na safra 2012/13 e 22% do total produzido.

Apesar da disponibilidade de crédito para financiamento de novos armazéns agrícolas, o que se relata nas mídias especializadas é que a adesão por parte dos produtores a essas linhas de crédito tem sido baixa. O presente estudo busca, então, responder a seguinte questão: que fatores afetam a decisão dos produtores de grãos de investir em novos armazéns agrícolas?

Na Teoria da Administração, o processo decisório foi negligenciado até por volta da metade do século passado (LÖBLER, 2005). A decisão de investimentos, segundo Noronha (1981), estes significam emprego de capital nos negócios da empresa, com o propósito de gerar produtos e serviços no futuro.A decisão de aderir ou não aos programas de investimento é uma questão complicada - alta complexidade e incerteza.

Com base na taxonomia apresentada por Gil (1999), definiremos a presente pesquisa como descritiva, e com traços exploratórios. O uso de questionários para coleta de dados é sugerido por diversos autores como Severino (2008), Gil (1999), Hair Jr. et al. (2007) e Vergara (2009). A amostra utilizada nesta pesquisa foi não probabilística, ou seja, a amostra foi prévia e intencionalmente escolhida por ser de fácil acesso aos autores.

Da totalidade das respostas, 79% dos produtores respondentes da pesquisa alegaram produzir soja, como um dos dois principais produtos produzidos em suas propriedades. No tocante à armazenagem, 46% dos produtores respondentes do questionário alegaram que não possuem estrutura própria para o armazenamento de sua produção agrícola. Sobre a pretensão de realizar investimentos para a construção de armazéns próprios, 73% dos respondentes afirmaram que pretendem fazer investimentos nos próximos 5 anos