RESUMO
Código: 71
Tema: Estratégia Corporativa e de Stakeholders

 

Abrir
Arquivo

 
O Stakeholder Colaborador Nas Melhores Empresas Para Se Trabalhar: Uma Análise de Missão e Valores.
 

Agle & Agle (2007) realizaram um estudo analisando websites de 100 empresas selecionadas a partir das Fortune 500, que mostrou que uma alta porcentagem destas empresas incorporou a teoria dos stakeholders em sua gestão. Analisaram-se as missões, visões, valores e filosofias. Outros estudos analisaram estas declarações relacionando seu conteúdo ao desempenho da mesma, incluindo o stakeholder colaborador (BART, 1997; BART; BAETZ, 1998; AMATO e AMATO, 2002; STALLWORTH, WILLIAMS, 2008).

O valor criado para os stakeholders pode sustentar o desempenho da empresa no longo prazo Tal desempenho também é dependente do alinhamento das práticas de gestão de recursos humanos aos interesses dos stakeholders, de modo que o mesmo permite performance superior da organização pelo desenvolvimento de capacidades organizacionais (WRIGHT et al., 2009). Este estudo busca identificar se organizações que têm estratégia orientada ao stakeholder colaborador entregam maior valor aos mesmos.

Missões e valores consistem em indicadores da estratégia das (CAPMBELL e YEUNG,1991). Estudo de Ferrary (2008) aponta que diversas práticas em gestão de recursos humanos são influenciadas por stakeholders. O desempenho da empresa em rankings como o das Melhores Empresas para se trabalhar é considerado como indicador de criação de valor ao colaborador, entrega de “well being” e “happiness” (HARRISON, WICKS, 2013).

Os dados foram coletados nos websites das empresas. Optou-se por realizar uma análise lexical para posteriormente realizar uma análise de conteúdo verificando se e como as organizações mencionam colaboradores (escore). Utilizou-se a análise estatística descritiva e multivariada, através do uso do software estatístico SPSS. A partir do resultado da análise de clusters, a regressão logística verificou se o porte e o setor da empresa afetam afetam a nota e o escore.

Conclui-se que a menção do stakeholder colaborador na missão e valores não é preditiva de desempenho superior em gestão de pessoas A forma como a menção é feita, no entanto, tem relação com o desempenho superior em gestão de pessoas. Organizações que fazem menção valorizadora ao colaborador (“manage for stakeholders”) tendem a desempenhar melhor no ranking do que aquelas que o mencionam apenas de forma utilitária (“arms length”).