RESUMO
Código: 712
Tema: Cooperação Tecnológica e Inovação Aberta

 

Abrir
Arquivo

 
Inovação A Partir das Informações de Patentes: Proposição de Modelo Open Source de Extração de Informações de Patentes (crawler)
 

As patentes apresentam-se como fontes únicas de informações, uma vez que os resultados tecnológicos apresentados para realização do pedido de patenteamento raramente são replicados em outras publicações (Barroso, Quoniam, & Pacheco, 2009). Constituem portanto uma biblioteca tecmológica.

Proposição de um modelo sem custo para extração e classificação das informações das patentes para uso nos processos de P&D e inovação com o objetivo de investigar a utilidade das informações das patentes para contribuir com os processos de P&D e inovação.

Partindo-se de pressuposto da disponibilidade e do livre uso das informações das patentes, faz-se necessário compreender como as informações estão armazenadas nos bancos de dados dos escritórios de patentes,como estão descritas, inter-relacionadas e codificadas (Yang et al, 2005; Tseng et al, 2005.

A pesquisa ação foi a estratégia de pesquisa escolhida, devido a possibilidade de realizar a pesquisa participante e por tratarem-se de aspectos sociais e culturais relacionados a tecnologia ea inovação técnica de natureza complexa, situação de insatisfação com o atual estado em que ocorre o fenomeno demandando diagnóstico (Thiollent, 1992).

Após extração, utilizando apenas a expressão de busca “banana peel” foi possível reconhecer a região do mundo onde há mais patentes relacionadas. A visualização por conglomerado, pode ser realizada por qualquer dos campos da patentes, incluindo mas não se limitando a inventor, organização depositante, país de prioridade, funcionalidade, aplicação e reivindicação.