RESUMO
Código: 719
Tema: Estratégia

 

Abrir
Arquivo

 
Formulação Estratégica Para Micro e Pequenas Empresas, Reflexões e Sugestões
 

Assim como a grande maioria das MPEs brasileiras, segundo diversos estudos que podem ser vistos neste trabalho, a enoresa analisada não apresentava um processo formal de formulação estratégica. Devido a formação e domínio técnico da dirigente, a formulação estratégica foi renegada a um segundo plano.

O estudo teve como proposta, apresentar para a dirigente a importância, assuntos e alternativas para que o processo estratégico acontecesse formalmente na empresa.

Foram apresentadas teorias e estudos que mostram como uma MPE poderia adotar o processo formal de formulação estratégica. Bem como todas as etapas que podem constituir este assunto. Para cada etapa foi explicada a função e importância. Apresentaram-se dois estudos de formulação estratégica, a partir de dissertações desenvolvidas com foco neste tema. Após a apresentação, foi feito rodadas de reunião junto com a dirigente para verificar a aderência de cada metodologia e a que seria mais adequada.

A dirigente conseguiu ter uma clara definição de elaboração do planejamento estratégico, bem como uma maior tranquilidade em tomar importantes decisões para a empresa. Conseguindo estabelecer um conjunto de produtos e mercados e vetores de crescimento que propiciaram para a empresa uma orientação para consolidação de sua vantagem competitiva.