RESUMO
Código: 721
Tema: Cluster e Redes de Negócios

 

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Análise das Vantagens Competitivas de Um Cluster Comercial Varejista: Estudo de Caso da Rua Jurubatuba
 

As empresas não obtêm todos os recursos necessários para competir trabalhando de forma isolada, e acabam desenvolvendo novos formatos organizacionais, tais como os clusters. Tais conformações se evidenciaram nos últimos anos como forma de ampliar a competitividade no varejo, fazendo com que as empresas tenham de se organizar não somente interna, mas também externamente, de modo trabalhar melhor em conjunto as estratégias, como no caso específico dos clusters (TELLES et al. 2013).

Este estudo objetivou identificar as principais características de clusters comerciais varejistas, por meio do modelo proposto por Zacarelli (2000). Assim, esta pesquisa buscou identificar quais requisitos de um cluster completo se aplicam ao cluster de comércio moveleiro varejista da Rua Jurubatuba em São Bernardo do Campo (SP), e ainda quais as possíveis vantagens competitivas os lojistas obtêm para suas empresas por se localizarem no cluster.

O cluster é formado por um conjunto de organizações relacionadas em função de determinado produto, serviço, categoria ou mercado. Tal relação ocorre em uma mesma área geográfica, ampliando a capacidade produtiva das empresas, gerando maior competitividade, impacto no mercado e visibilidade dos clientes (ZACCARELLI et al., 2008). O modelo de Zaccarelli (2000) aponta nove fundamentos para a existência de cluster que devem ser analisados para a verificação de seu estágio de desenvolvimento.

Foi realizado um estudo descritivo com entrevista ao gestor da Associação dos Moveleiros de São Bernardo do Campo, buscando-se identificar estratégias adotadas pelas empresas, ações conjuntas e as funções da Associação que agreguem valor ao cluster. Foram ainda aplicados questionários a 22 lojistas da região, contendo questões acerca dos requisitos de um cluster completo.

As características mais influentes para o sucesso do cluster analisado são: i) concentração geográfica, ii) empresas altamente especializadas, iii) substituição seletiva permanente e iv) cultura da sociedade adaptada ao cluster. As principais vantagens obtidas pelas empresas ali localizadas são: i) participar de um aglomerado comercial, ii) atratividade do local, iii) possibilidade de rápido repasse do ponto de venda, iv) grande concorrência e, por fim, v) reconhecimento dos consumidores .