RESUMO
Código: 722
Tema: Comportamento do Consumidor - Estudos Descritivos Quantitativos

 

Abrir
Arquivo

 
Análise de Percepção da Informação Nutricional de Alimentos Por Meio da Aplicação Diferenciada da Técnica de Conjoint Analysis
 

Os motivos que levam às escolhas dos indivíduos são importantes em diversas áreas de pesquisa, como marketing, sociologia etc. No contexto nutricional, Engel et al (2005) destaca que valores, normas e fatores culturais definem as escolhas pelos alimentos, que podem ou não ser saudáveis e/ou considerados saborosos. Powers et al (2005) sugere que comportamentos inadequados na alimentação resultam de pouca ou nenhuma preocupação com a educação alimentar, desde a infância até a fase adulta.

O estudo busca avaliar a preferência de indivíduos com relação aos componentes nutricionais dos alimentos, em relação à saúde e ao sabor. Usando como base a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, avaliou-se diferença na importância dada a três componentes básicos (carboidrato, proteína e lipídeos) A compreensão sobre o tema possibilita desde melhor educação alimentar até o desenvolvimento de novo alimentos. O estudo também propõe uma maneira indireta de aplicar a técnica conjoint analysis

De forma contraditória, a comida representa um dos maiores prazeres dos indivíduos, porém, cresce cada vez mais a preocupação com a saúde e obesidade (WANSINK e CHANDON, 2006). Esta preocupação poderia sugerir um maior conhecimento dos componentes nutricionais, resultando em maior consumo – e consequente maior identificação de sabor – de alimentos considerados saudáveis, porém, Grunert et al. (2010) relatam que em muitos casos os indivíduos não leem os rótulos das embalagens dos alimentos.

Para avaliar a preferência pelos nutrientes básicos com relação a seu sabor e saudabilidade, foi realizada uma pesquisa primária por meio de questionário estruturado solicitando que os respondentes avaliassem 19 alimentos. A escolha dos alimentos analisados foi resultado de um planejamento da técnica Conjoint Analysis, porém, ao invés de mostrarmos ao respondente os níveis dos fatores a serem avaliados, solicitamos pela pontuação de alimentos que representassem as combinações de níveis.

A Conjoint Analysis indicou que ao analisar sabor, os 3 componentes não diferem muito em importância, tendo os lipídeos leve destaque. Por outro lado, com relação à saúde é possível identificar que as pessoas conseguem discernir que alimentos com baixos níveis de gordura são mais saudáveis. Quando analisados de forma separada, homens e mulheres apresentam diferentes respostas, com crescimento na importância dada aos carboidratos nas respostas delas.