RESUMO
Código: 723
Tema: Empreendedorismo Social

 

Abrir
Arquivo

 
O Turismo Indígena e Sua Influência no Desenvolvimento Local Sustentável: Um Estudo Na Reserva Indígena São Marcos - Roraima
 

O turismo indígena vem se consolidando no contexto internacional e tem sido amplamente divulgado, prova disso é o aumento das pesquisas científicas sobre este campo de estudo. Weaver (2010) comenta que as pesquisas sobre turismo indígena têm crescido em diversos países, como Nova Zelândia, na Austrália, no Canadá e nos Estados Unidos, entretanto, ainda são poucos os estudos realizados na América do Sul.

Como forma de mitigar os efeitos negativos e incentivar suas influências positivas, o conceito de turismo sustentável vem ganhando popularidade. Iniciativas baseadas nos princípios do desenvolvimento local sustentável vêm sendo incentivadas de modo a preservar os atributos físicos e ambientais, econômicos e socioculturais das comunidades de acolhimento. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo analisar a influência do turismo no desenvolvimento local sustentável das comunidades.

A inserção de atividades econômicas, a exemplo do turismo, em áreas indígenas deve levar em conta os princípios e objetivos dos documentos mencionados acima e o que se entende por turismo sustentável (Brandão, Barbieri, & Reyes, 2011). A definição mais aceita de turismo indígena foi elborada por Hinch e Butler (1996, p. 9), que o definem como "atividade turística em que os povos indígenas estão diretamente envolvidos, quer através do controle ou por verem a sua cultura servir como a essência da

O presente estudo se caracteriza como exploratório-descritivo, pois descreve e analisa a maneira que o fenômeno ocorre, bem como suas características e natureza. A estratégia de pesquisa adotada foi o estudo de caso, que possibilita uma investigação que preserva as características holísticas e significativas dos acontecimentos da vida real. Nessa pesquisa, de abordagem qualitativa, foram realizados três procedimentos de coleta de dados, a saber: entrevistas, observação e análise de documentos.

O caso das comunidades da reserva São Marcos é emblemático, dado que as mesmas apresentam um perfil empreendedor. Mesmo com todos os entraves, como a ausência de regulamentação do turismo indígena, despreparo na atuação da Fundação Nacional do Índio [FUNAI], ausência de apoio do poder público em priorizar o turismo, infraestrutura incipiente, dentre outros fatores, elas continuam trabalhando com o turismo, recebendo grupos pequenos e pouco frequentes.