RESUMO
Código: 739
Tema: Casos de Ensino

 

Abrir
Arquivo

 
Alunos no Papel de Protagonistas: Um Relato de Experiência
 

Este ensaio relata a experiência de uma turma de pós-graduação na qual a dinâmica foi alterada de forma a colocar os alunos no papel de protagonistas e o professor como facilitador do aprendizado.Os alunos foram responsáveis pela elaboração de um estudo de caso com notas de ensino, bem como participação na avaliação dos demais casos apresentados em aula.

O objetivo desta experiência foi o de aumentar o interesse dos alunos através da inversão da posição dos alunos e responsabilização dos mesmos pelo processo de elaboração dos casos e notas de ensino.

O método do caso é uma estratégia de ensino que objetiva estimular o aluno a refletir e fazer a conexão entre a teoria e decisões envolvidas numa situação factível ou verídica apresentada.Na década de 1970, Knowles trouxe à tona as ideias de Linderman sob o termo andragogia, como “a arte e a ciência de ajudar adultos a aprender”. A andragogia considera que para aprender o adulto deve sair da posição passiva de receber conteúdos e ser convidado a fazer reflexões sobre o que se aprende.

Exploratória qualitativa, pesquisa ação.

Foi divido com os alunos a possibilidade de uso de seus casos em turmas futuras e talvez a publicação dos melhores casos, o que se demonstrou um grande fator de motivação. Alguns se motivaram pela possibilidade de publicação; outros por terem seus casos aplicados em turmas futuras; outros pela possibilidade de trabalharem com casos atuais, de seu interesse e inéditos; outros por fazer algo diferente; alguns somente pela nota e finalização do curso.