RESUMO
Código: 742
Tema: Aprendizagem nas organizações

 

Abrir
Arquivo

 
O Papel da Gestão do Conhecimento Na Orientação Para Aprendizagem no Contexto da Inovação: Uma Proposição Teórica
 

O interesse pelo entendimento em como as organizações desenvolvem inovações a partir dos seus recursos têm crescido nos recentes anos, tornando-se um importante tema de pesquisa (NELSON; PETERHANSL; SAMPAT, 2004; CHRISTENSEN et al., 2007; TIDD; BESSANT; PAVITT, 2008). Diversas são as abordagens que buscam explicar a inovação, enquanto paradigma central do processo de aquisição contínua de vantagem competitiva da organização (BAKER; SINKULA, 1999a).

Como a Gestão do Conhecimento influencia na relação entre a Orientação para Aprendizagem para a inovação? Fazer uma proposição teórica em torno do construto Gestão do Conhecimento (GC) na Orientação para Aprendizagem no contexto da Inovação

Realizar um ensaio teórico pressupõe a necessidade de aprofundamento em relação aos temas propostos, em vista de elaborar os conceitos e apontar as possíveis interações entre eles. Assim, a seguir, são trabalhados os conceitos centrais deste trabalho que levaram à construção do modelo proposto.

Este trabalho, por se tratar de um ensaio teórico, se apoio em uma revisão de literatura relacionando os construtos trabalhados, utilizando-se, para tanto, das base de dados disponíveis. Assim, a busca sistemática dos conceitos foi feita utilizando a base de dados Jstor e Scopus. Uma revisão de literatura, assim como aponta Köche (1997), para a elaboração teórica consistente, deve abranger um certo período de tempo e contemplar autores seminais e recentes que estejam discutindo a temática.

A partir do aprofundamento teórico dos conceitos centrais deste trabalho, propõem-se três modelos que inserem a GC em diferentes contextos: como predecessor ou driver da OA, como mediador da OA ou como moderador da OA que leva à inovação. A seguir, apresenta-se a discussão dos trabalhos teóricos e empíricos que levaram à construção destes modelos. Pesquisas empíricas futuras podem validar ou refutar estas propostas.