RESUMO
Código: 744
Tema: Métodos e Técnicas de Pesquisa

 

Abrir
Arquivo

 
Procedimentos Metodológicos de Pesquisa Aplicados no Campo da Administração: Um Estudo Exploratório
 

O presente artigo tem por objetivo apresentar os principais métodos de pesquisa no campo da administração a partir das teses de doutorado publicadas em 2012 e 2013 pelos dois programas de Pós-graduação melhor conceituados pela Capes: UFRGS e USP, na avaliação do último triênio. Para realizar as discussões teóricas pertinentes a este campo, se apresenta um apanhado sobre as principais abordagens metodológicas empregadas no campo da Administração. O estudo se caracteriza como qualitativo, de cunho

Como está na atualidade a consistência metodológica dos Programas de Pós-graduação em Administração melhor conceituados pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior)? Este trabalho tem como objetivo principal identificar os métodos de pesquisa utilizados atualmente nas teses dos Programas de Pós-graduação em Administração conceituados com nota máxima pela CAPES.

Nesta seção do artigo, será debatido os principais conceitos que envolvem a temática aqui estudada, tomando por base a noção do método científico, e as implicações vinculadas as escolhas realizadas pelo pesquisador. O trabalho se concentra na discussão em torno da natureza das pesquisas realizadas, a metodologia em questão e, ainda, as principais estratégias utilizadas na pesquisa social. Autores como Gil (1999), Yin (2005), Marconi & Lakatos (1991), Godoy (1995) e outros são utilizados no senti

A coleta dos dados, ou seja, as teses a serem analisadas seguiram as seguintes definições para ambos os programas (UFRGS e USP) i. Extensão temporal: foram selecionadas as teses defendidas nos anos de 2012 e 2013. Este recorte temporal teve como justificativa atualidade das produções; e ii. Extensão temática: não foram definidos temas para seleção das teses, desta forma, todas as teses disponíveis no portais de ambas as universidades foram analisadas. iii. Informações coletadas das tese.

Na caracterização das pesquisas realizadas, há, de certa maneira, uma série de imprecisões, sendo difícil para o leitor, por vezes, encontrar como o pesquisador autor da tese enquadra o seu trabalho. Desta maneira, não é possível conceber qual a metodologia que, de fato, está sendo proposta pelo trabalho, gerando uma série de imprecisões de ordem metodológica. Mesmo se fixando na explicação de suas escolhas, os autores ainda carecem de objetividade ao apontar qual o método.