RESUMO
Código: 749
Tema: Novas Tecnologias de Ensino e Pesquisa

 

Abrir
Arquivo

 
O Uso da Lousa Digital Interativa Pelos Docentes de Um Instituto Federal (sc)
 

A presença maciça das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no cotidiano das pessoas é notória. No ônibus, no supermercado, nas ruas, em diversos ambientes é perceptível o uso de smartphones como instrumento de comunicação e conexão com o mundo. Em sala de aula o uso desta tecnologia não é diferente. Os estudantes da atualidade são usuários deste tipo de tecnologia, e as unidades escolares não devem fechar os olhos a isso.

O objetivo geral deste estudo é identicar o uso da lousa digital portátil do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), junto ao Ministério da Educação (MEC), pelos docentes de um Instituto Federal, analisando-se três pontos: a) Verificar se os professores receberam alguma formação para utilizar as TICs em sala de aula; b) Identificar o uso e aplicabilidade de TICs na Instituição; c) Identificar a aceitação dos professores quanto ao uso de TICs em sala de aula.

A UNESCO desenvolveu em 2008 o documento Marco Político tendo como foco os padrões de competências em TIC para professores. No Brasil, foi lançado em 2012 pelo Ministério da Educação, por meio do FNDE, o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado), cujo objetivo é levar TICs às salas de aula das escolas públicas do país. Na revisão foi abordada a TIC: Louusa Digital Interativa, a Formação docente e o uso de TICs em sala de aula, e A aceitação docente quanto ao uso de TICs.

Abordagem quantitativa, do tipo descritiva com corte transversal. O estudo torna-se transversal pois houve a coleta de dados em momento único no tempo: de 22 de junho a 16 de julho de 2014. Foram aplicados 132 questionários a docentes de um IF que atua em SC. O instrumento de coleta de dados utilizado neste estudo foi questionário com questões fechadas. Foi realizado um pré-teste com 05 docentes de fora da IES estudada. Os dados do questionário foram tabulados e analisados por meio do SPSS.

A análise está estruturada em três etapas, como forma de facilitar o entendimento dos leitores. As etapas são: verificar se os docentes e a formação para o uso de TICs; identificar como ocorre o uso e a aplicabilidade de TICs na IES estudada; e identificar a aceitação dos docentes ao uso de TICs em sala de aula.