RESUMO
Código: 75
Tema: Governança Corporativa

 

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Identidade do Acionista Majoritário e A Distribuição do Valor Adicionado: Uma Análise Nas Empresas Listadas Na Bm&fbovespa
 

A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) apresenta a distribuição da riqueza gerada pela empresa e é considerada uma ferramenta para o gerenciamento e a tomada de decisão nas organizações (DE LUCA et al., 2009). Por sua vez, a identidade do acionista majoritário, base da estrutura de propriedade, em conjunto com a concentração acionária, pode nortear as decisões empresariais, que alteram os interesses e a estratégia da empresa (PEDERSEN; THOMSEN, 1997), afetando a distribuição da riqueza.

Considerando que a estrutura de propriedade tem o poder de nortear a estratégia e as decisões organizacionais cujos resultados são apresentados em demonstrativos como a Demonstração do Valor Adicionado, com potencial de reduzir a assimetria informacional necessária para a diminuição dos conflitos de interesses, o objetivo geral do estudo é analisar a associação entre a distribuição do valor adicionado e a identidade do acionista majoritário nas empresas listadas na BM&FBovespa.

Com base na Teoria da Agência, o estudo relaciona dois construtos: distribuição do valor adicionado e identidade do acionista majoritário. A distribuição do valor adicionado baseia-se na Demonstração do Valor Adicionado. Já a identidade do acionista majoritário desmembra-se da estrutura de propriedade (estatal, estrangeiro, familiar e institucional), considerando que o acionista conduz a certa estratégia e tomada de decisão, afetando a distribuição do valor adicionado.

Esta pesquisa se caracteriza como descritiva, com abordagem quali-quantitativa, adotando-se procedimento documental. A amostra reúne 435 empresas listadas na BM&FBovespa que apresentaram a Demonstração do Valor Adicionado referente ao exercício de 2012, bem como as que apresentaram informações sobre o acionista majoritário no Formulário de Referência. Para atender ao objetivo geral, recorreu-se à Análise de Correspondência (ANACOR).

Os resultados mostraram maior distribuição da riqueza (valor adicionado) para os proprietários. Quando verificado, pela ANACOR, a relação entre a identidade do acionista majoritário e a distribuição da riqueza, percebe-se que as empresas com acionista majoritário estatal possuem alta distribuição do valor adicionado para todos os destinatários, seguido das empresas com acionista majoritário familiar, estrangeiro e institucional, nessa ordem.