RESUMO
Código: 751
Tema: Gestão Ambiental

 

Abrir
Arquivo

 
Sistema de Indicadores Para A Gestão de Recursos Hídricos em Municípios: Uma Abordagem Através dos Métodos Multicritério e Multidecisor
 

A gestão dos recursos hídricos se apresenta como um processo complexo, de difícil planejamento e gerenciamento, principalmente por que se trata de um cenário em que estão envolvidos vários objetivos, participantes, conflitos, critérios e alternativas de decisão.

Nesse sentido, o presente estudo objetiva propor uma metodologia baseada no método multicritério PROMETHEE II e no método multidecisor de Copeland composta por indicadores de gestão dos recursos hídricos capaz de medir a performance de municípios.

A revisão teórica do estudo foi pautada no levantamento de outros estudos que foram desenvolvidos e relacionados a temática, além de ter feito uma explanação do método de análise multicritério adotado.

Classifica-se quanto à natureza (pesquisa aplicada), quanto aos objetivos (exploratória e descritiva), quanto aos procedimentos (bibliográfica, documental e Ex-post Facto), quanto à abordagem do problema (quantitativa e qualitativa).

Os resultados encontrados através da ferramenta permitem auxiliar gestores públicos e demais partes interessadas a visualizar um núcleo de alternativas viáveis para a solução de problemas relacionados à gestão dos recursos hídricos em municípios inerentes a fontes de água, demandas de água, gestão da água, gestão das cidades em relação à água, impactos sociais, econômicos e ambientais e preservação ambiental.