RESUMO
Código: 754
Tema: A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

 

Abrir
Arquivo

 
O Papel da Empresa Júnior Na Formação Empreendedora do Profissional de Administração
 

Na vida universitária encontram-se vários desafios, e um deles é transpor a teoria e os conhecimentos que são adquiridos no curso, de tal maneira que eles possam ser aplicados de forma prática na sociedade, visando desenvolver o crescimento profissional, pessoal e acadêmico. Nesses termos, as empresas juniores (EJs) representam laboratórios que podem auxiliar estudantes a operacionalizar o conhecimento adquirido na academia (FEITOSA; FIRMO, 2012)

O objetivo geral da pesquisa é: analisar a contribuição da empresa júnior para a formação empreendedora de alunos do curso de administração. Os objetivos específicos são: identificar as atividades que contribuem para o desenvolvimento profissional de discentes do curso de administração; identificar os aspectos relacionados ao desenvolvimento pessoal e acadêmico de alunos do curso de administração; identificar o perfil empreendedor de alunos de administração que participam de EJs.

O empreendedorismo é definido como um processo complexo e multifacetado, no qual as variáveis sociais, como mobilidade social, cultura, sociedade; economia, como incentivos de mercado, políticas públicas, capital de risco influenciam o ato de empreender. Dentre as diversas características, algumas das mais citadas são: necessidade de realização, propensão ao risco, criatividade, visão, alta energia, postura estratégica e autoconfiança (GIMENEZ; JÚNIOR, 2002)

Pesquisa descritiva e de campo, com abordagem quantitativa. O universo foi 29 alunos do curso de administração que participam como membros efetivos de cinco empresas juniores. O instrumento utilizado na coleta de dados foi a aplicação de um questionário, contendo oito questões, encaminhados via e- mail. Adotou-se para o formato de respostas a escala Likert de cinco pontos (níveis de respostas). A análise foi feita com o auxílio do Software SPSS 19.0.

Aspectos relacionados com o ambiente profissional, com a elaboração e implementação de projetos e estudos que propiciem um maior contato com a realidade social e de mercado, com o crescimento profissional e com a complementação curricular tiveram o índice de respostas no nível mais alto da escala. “inovação/iniciativa” (V22), “liderança” (V13) e a variável “trabalho sob pressão” (V21), influenciam a formação empreendedora sob o aspecto do desenvolvimento pessoal durante a graduação.