RESUMO
Código: 759
Tema: Planejamento e Organização de Cursos e Programas

 

Abrir
Arquivo

 
Mestrados Profissionais Na Área de Administração: Proposta de Um Sistema de Aprendizagem à Luz da Abordagem Experiencial
 

O Mestrado Profissional (MP), fenômeno recente na pós-graduação, tende a reproduzir mimeticamente as práticas dos Mestrados Acadêmicos (MA). Muitas são as dúvidas em torno do MP, especialmente com relação às diferenças deste quanto ao MA. Assim, a amplitude de possibilidades apresentada no contexto dos MP motiva a exploração de seus métodos de ensino-aprendizagem e ainda a proposição de um sistema de aprendizagem que possa diferenciá-lo do MA.

Para mobilizar o desenvolvimento de competências profissionais requeridas pelas organizações é necessário compreender o processo de aprendizagem dos alunos nos cursos de Mestrado Profissional (MP). Esta proposta intenta caracterizar as especificidades do processo de aprendizagem no contexto dos cursos de MP e contribuir para a construção da identidade destes cursos. O objetivo deste trabalho é propor um sistema de aprendizagem para MP na área de Administração à luz da Abordagem Experiencial.

Esta proposta adota a Abordagem Experiencial da aprendizagem a partir de Dewey (1938), Freire (1987) e de autores que consideram toda a aprendizagem advinda da experiência como Jarvis (1987), Boad e Miller (1996), Fenwick (2003) e outros. Além disso, considera-se que a aprendizagem experiencial envolve o pensamento cognitivista e individual de Kolb (1984) e tem conexões com os aspectos sociais e políticos propostos por Reynolds (2009), além de estar associada a aspectos culturais e ambientais.

O design da pesquisa de caráter quali-quantitativo se dá em três momentos distintos: realização de uma pesquisa exploratória sobre os MP com coordenadores e ex-coordenadores de MP, além de representantes da CAPES; realização de um focus group, com discentes de MP a fim de compreender o seu processo de aprendizagem; aplicação de um questionário com alunos e professores para identificar o processo de formação de mestres nestes cursos.

As análises iniciais revelaram que a trajetória dos MP é dinâmica com influência de vários agentes (o governo, as universidades, as organizações e a própria sociedade); e também é multidimensional, pois considerou a existência de quatro dimensões (Legal, Social, Política e Econômica), que atuaram de forma integrada desde o surgimento do MP. Além, da análise dos itinerários de formação discente que revelaram a existência de três categorias: Relevância dos saberes, processo e ações de formação.