RESUMO
Código: 761
Tema: Governança e dividendos

 

Abrir
Arquivo

 
Gerenciamento de Resultados Visto Sob O Aspecto Ético
 

O gerenciamento de resultados suscita questionamentos éticos, já que alterar os números contábeis para atender a determinadas motivações pode prejudicar a alguns dos grupos de interesse na entidade. Analisou-se a percepção dos contadores sobre o gerenciamento de resultados, sob o ponto de vista ético. Percebeu-se que o nível do julgamento ético e da intenção moral desses profissionais foi influenciado pela intensidade dos atributos consenso social e magnitude das consequências.

O estudo apresenta a seguinte questão de pesquisa: Qual a percepção dos profissionais de contabilidade sobre a conduta ética na prática de gerenciamento de resultados? E o objetivo geral da pesquisa consistiu em identificar a percepção dos profissionais de contabilidade sobre a prática de gerenciamento de resultados sob o ponto de vista ético.

Para Jones (1991), as questões éticas variam em termos de sua intensidade moral, e o julgamento ético exercido pelo indivíduo está pautado nas peculiaridades das situações, que levam em conta os atributos de intensidade moral. No caso específico da análise ética sobre a prática de gerenciar os resultados, Johnson, Fleischman, Valentine and Walker (2012) entendem que apenas dois desses atributos são necessários: o consenso social e a magnitude das consequências.

Realizou-se um survey com profissionais de contabilidade, com o objetivo de analisar suas percepções sobre as motivações que conduzem ao gerenciamento de resultados, pelo prisma da ética. O instrumento de coleta de dados se baseou em Johnson et al. (2012), contendo contextos e cenários com descrições reais de eventos empresariais.A população da pesquisa reuniu os contadores inscritos junto ao CRCMG, já que esses profissionais podem influenciar os resultados das companhias.

Os achados demonstram que a reprovação de um comportamento imoral poderá ter sua intensidade diminuída se a percepção do indivíduo for a de que a maioria dos envolvidos na empresa o considera moral ou nem tanto imoral. Essa redução do julgamento levanta uma preocupação, já que, nas situações em que as normas e técnicas contábeis exigem uma postura de julgamento em suas definições, uma crise de valores éticos e morais de um grupo pode levar a uma escolha que esteja em conformidade com este grupo.