RESUMO
Código: 765
Tema: Contabilidade financeira e gerencial

 

Abrir
Arquivo

 
Qualidade Informativa do Lucro Líquido e do Lucro Abrangente
 

A dinamização do mercado mundial, bem como a consequente expansão das relações em escala global, requer que as informações contábeis sejam comparáveis (LEMES; SILVA, 2007), uma vez que a diversidade de práticas contábeis entre as economias representa uma barreira potencial para a troca de informações no mundo dos negócios.

Examinar as propriedades do Lucro Líquido (Net Income, NI) e do Total do Resultado Abrangente (Total Comprehensive Income, TCI) de 67 companhias abertas pertencentes ao índice IBOVESPA referentes às demonstrações publicadas nos anos de 2009 a 2012. O TCI compreende o Lucro Líquido do Exercício acrescido ou diminuído dos outros resultados abrangentes (other comprehensive income, OCI).

Kabir e Laswad (2011) informam que estudos anteriores sugerem que a divulgação do resultado abrangente pode interessar aos usuários, dependendo da sua localização no conjunto de demonstrações contábeis, se apresentado sob a forma de duas demonstrações ou em uma única, como permite o IASB. Os autores ainda afirmam que as propriedades relativas do lucro líquido e do resultado abrangente total podem variar em função das diferentes normas adotadas.

A presente pesquisa pode ser caracterizada como descritiva e explicativa, pois se propõe a analisar a qualidade informativa do lucro líquido e do lucro abrangente. Com base nos dados de 67 companhias pertencentes ao IBOVESPA, para o período de 2009 a 2012, e por meio da análise de regressão múltipla, as características de persistência, variabilidade, capacidade preditiva e value relevance do lucro líquido e do resultado abrangente total foram comparadas.

O resultado abrangente total mostrou-se mais persistente e com maior volatilidade que o lucro líquido. O lucro líquido apresentou um poder explicativo melhor do que o resultado abrangente para o retorno das ações. Não foram encontradas evidências que o lucro líquido é melhor preditor do fluxo de caixa operacional nem tampouco do lucro líquido do ano seguinte, que o resultado abrangente. Os resultados indicam que o resultado abrangente possui relevância incremental para o valor da informação.