RESUMO
Código: 770
Tema: Comportamento do Consumidor - Estudos Qualitativos

 

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Materialismo, Consumo e Self Estendido: Uma Revisão de Escopo
 

A partir da década de 1990, o cenário econômico brasileiro passou por importantes transformações, abertura da economia, controle da inflação, bem como, a implantação de políticas de redistribuição de renda e avanços econômicos que proporcionaram ao brasileiro maior acesso ao crédito, redução do desemprego e, por isso, aumento na renda e no consumo e, paralelamente, também, o aumento na sofisticação dos mercados e das possibilidades de consumo, abrindo mais espaço para temas como o materialismo.

Este artigo tem a seguinte questão norteadora: como a academia, por meio de obras relevantes, tem discutido os temas materialismo, consumo e self estendido? Busca-se compreender o comportamento do consumidor numa perspectiva que ultrapassa a visão positivista de trocas discretas, visando abordar elementos mais complexos relacionados ao consumo.

Para Richins e Dawson (1992) o materialismo é um fenômeno em que as pessoas têm a aquisição material no centro de suas vidas, sendo a chave para a felicidade. Indivíduos altamente materialistas julgam seu sucesso pessoal e o dos outros em função do número e da qualidade de suas posses. Por sua vez, Belk (1988) esclarece que a expressão ‘nós somos o que temos’ é o mais básico e poderoso fato no comportamento do consumidor.

Visando identificar trabalhos relevantes sobre materialismo, consumo e self estendido, realizou-se uma revisão de escopo (Arksey & O'Malley, 2005), com foco em mapear rapidamente os conceitos-chave e as principais fontes e temas tratados na literatura. Para tal, Arksey e O'Malley (2005) propoem um framework com cinco estágios: Identificar a questão de pesquisa; Identificar estudos relevantes; Selecionar os estudos; Mapear os dados; Cotejar, resumir e relatar os resultados.

Temas mais relacionados ao materialismo foram: consumo, consumo conspícuo e compras compulsivas; sobre self estendido foram: antropologia do consumo, colecionismo, autoestima e valores; Já a busca sobre a cultura do consumo foram os temas: anticonsumo, consumo simbólico, valores pessoais, pesquisa do consumidor, turismo, materialidade, teoria da prática. O método survey foi o mais adotado. E os periódicos Psychology & Marketing e International Journal of Consumer Studies os que mais publicaram.