RESUMO
Código: 781
Tema: Apreçamento de ativos

 

Abrir
Arquivo

 
Previsão de Preços de Ações Por Meio de Modelos de Regressão Com Dados em Painel Aplicados A Dados de Alta Frequência
 

Com o desenvolvimento dos sistemas de informação, mais pessoas estão envolvidas em negociações com instrumentos financeiros, especialmente na modalidade de comércio eletrônico. Os mercados financeiros têm também se tornado uma fonte de grande quantidade de dados que exigem análise cada vez mais rápida. Para a compreensão e a previsão futura da evolução do mercado, a utilização e construção de modelos e softwares econométricos têm demandado maior atenção e investimentos.

Compreendendo a importância dos dados fornecidos pelos mercados financeiros, torna-se relevante a criação de novas estratégias através de sua análise. Assim, são procurados novos meios de se verificar quais ativos estão propensos a gerar retornos aos investidores, utilizando-se de modelos de previsão. O objetivo deste trabalho é realizar previsões de séries de ações de algumas das empresas mais negociadas na BM&FBOVESPA.

O foco principal foram os modelos de regressão com dados em painel, os quais foram comparados com quatro modelos ARIMA-GARCH e quatro modelos NAIVE, sendo um deles para cada uma das ações observadas, sendo utilizado o Teste Dickey-Fuller para verificação de raiz unitária. Os melhores modelos foram escolhidos por meio dos critérios Akaike e Schwarz e os resultados das previsões foram comparados através dos critérios RMSE e TIC.

Considerando que foram observadas as negociações que estavam registradas entre as 10:00:00h e as 16:55:00h, que são respectivamente o horário de início e horário de fechamento das negociações na Bolsa, foi feita uma média do preço de cada ação a cada período de cinco minutos, além da soma do volume negociado no mesmo período, totalizando uma amostra igualmente espaçada de 83 valores de preços e volumes para cada uma das ações em cada um dos dias observados.

Os dados de previsão das ações BBDC4, ITSA4, PETR4 e VALE5 foram analisados com os mesmos critérios para todos os modelos em questão. Apenas um dos modelos de previsão, o qual previa o preço da ação VALE5 através de um ARMA(1,2), se mostrou satisfatório. Para as outras ações, o melhor modelo de previsão foi o NAIVE. Portanto, nenhuma outra previsão foi considerada eficiente em comparação ao método de previsão NAIVE, o qual prevê o valor atual como sendo o valor imediatamente anterior.