RESUMO
Código: 794
Tema: Economia de Empresas

 

Abrir
Arquivo

 
Estruturas de Governança no Sistema Agroindustrial do Leite Sob O Olhar da Ect e Ecm
 

A economia brasileira passa por transformações estruturais importantes e rápidas, principalmente no âmbito dos sistemas agroindustriais, que se manifestam não apenas na adoção de diferentes formas de se organizar, como também resultantes dos elevados ganhos de produtividade e constante crescimento. Envolvidos em transações, os agentes buscam, a partir de mecanismos específicos, coordenar ações de forma a viabilizar suas transações no mercado, visando a possibilidade de negociações que o favoreça

Visto que o SAG Leiteiro do Paraná se destaca por ter sido responsável pela produção de 3,8 bilhões de litros em 2012, o que o elava ao Rol dos maiores estados produtores do País. Assim apesar do cenário há falta de alinhamento nas transações considerando os atributos da transação. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é descrever quais são as estruturas de governança presentes no SAG do leite do Paraná quando consideradas as perspectivas da Economia dos Custos de Transação e Mensuração.

A fundamentação tem como base os preceitos da Nova Economia Institucional (NEI) considerando que o mercado não funciona de forma automática, e não opera apenas em função dos preços. Foram explorados os fundamentos teóricos da Economia dos Custos de Transação quanto aos Atributos da Transação e Estruturas de Governança. Quanto a Economia dos Custos de Mensuração foram abordados os preceitos associados à definição da estrutura de governança por meio a mensuração do ativo.

O estudo é uma pesquisa de natureza qualitativa. Foram utilizados dados primários e secundários, quanto à coleta dos dados primários esta foi realizada utilizando-se a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta, com produtores e processadores localizados em diferentes regiões do Paraná, totalizando dezessetes produtores e seis processadores, número após a saturação. A análise e interpretação dos obtidos foram efetuadas por intermédio do método de análise de conteúdo.

Foram encontradas transações governadas via acordos informais, contrato formal e integração vertical, sendo que a governança via acordos informais foi a estrutura de governança predominante. Percebe-se que governança via acordos informais não se alinha com os atributos das transações. Isso porque a presença de incertezas e o elevado nível de especificidades de ativos não justificam o acordo informal. Dadas as características das transações, a governança seria os contratos ou até a integração