RESUMO
Código: 801
Tema: Carreiras, Competências e Internacional

 

Abrir
Arquivo

 
Indicadores Bibliometricos da Produção Acadêmica Mundial Sobre O Conceito do Trabalhador do Conhecimento
 

A importância estratégia da transformação no trabalho, onde o conhecimento é percebido como um bem econômico, tem mudado a forma como as pessoas desempenham suas tarefas nas organizações. Esta mudança impacta em mudanças organizacionais, em redesenho de processos e reavaliação de métodos de geração de valor. Macchulp (1962) publicou o primeiro estudo sobre o trabalho e trabalhador do conhecimento (Pyoria,2005). Druker (1965) e Bell (1973) popularizaram essas ideias para o mundo dos negócios.

O principal objetivo deste trabalho é investigar a evolução da produção acadêmica global sobre o conceito do trabalhador do conhecimento. Concentrou-se as análises nos seguintes tópicos: (1) Identificar tendências e crescimento do conhecimento no tema trabalhador do conhecimento; (2) Estudar a dispersão do tema; (3) Identificar autores e instituições mais produtivos; (4) Identificar periódicos do núcleo do campo. (Spinak,1998).

O conceito de trabalhador do conhecimento tem sido estudado por diferentes autores. Estes destacam que os trabalhadores do conhecimento são tomadores de decisão e trabalham com ideias e conceitos, e para solucionar problemas usam diferentes técnicas e métodos, além da sua importância no desenvolvimento econômico. Estudos buscam explicar o perfil profissional e ações rotineiras, ou atividades dirigidas à geração, formalização, compartilhamento e disseminação do conhecimento.

Este trabalho possui uma abordagem quantitativa, e a natureza das fontes utilizadas configura-se como uma pesquisa bibliográfica, com objetivo exploratório. Severino (2007, p.122) aponta que, a pesquisa bibliográfica é aquela que se realiza a partir do registro disponível, decorrentes de pesquisas anteriores, como artigos publicados em periódicos. O estudo apresenta resultados quantitativos, com o uso da base WEB OF KNOWLEDGE caracterizando-o um estudo bibliométrico. (Spinak,1998).

Os resultados encontrados apontam tendência no crescimento de publicações sobre o tema; a dispersão geográfica, na origem dos países e de instituições, além disso, dos 122 trabalhos identificados há apenas quatro com duas publicações e os demais com apenas uma publicação. Verificou-se a proximidade do tema na área de Ciências Sociais ora para a disseminação de trabalhos que contribuam para o avanço do conhecimento da área especifica da publicação, como Gestão de Conhecimento, Gestão de Recursos.