RESUMO
Código: 802
Tema: Estrutura de capital e capital de giro

 

Abrir
Arquivo

 
Pesquisas Internacionais Recentes em Estrutura de Capital
 

A estrutura de capital ainda é um dos temas controversos em finanças corporativas e ainda propicia muitas pesquisas tanto nas teorias já amplamente discutidas como também nos diversos inter-relacionamentos com outros aspectos corporativos. Além das tradicionais teorias de estrutura de capital, a teoria do trade-off e do pecking order, os estudos em finanças comportamentais têm também ajudado a reforçar os conceitos de market timing para explicar a estrutura de capital das empresas.

Quais os temas pesquisados e publicados pelas principais revistas acadêmicas internacionais? A partir desta questão de pesquisa, o objetivo deste artigo foi de fazer uma revisão das publicações recentes que envolvam estudos sobre a estrutura de capital das empresas.

No total, no período analisado, foram identificados 51 artigos com temas ligados à estrutura de capital. Os temas pesquisados são bastante diversificados. Apesar de amplamente discutidas, as diferenças entre as principais teorias sobre a estrutura de capital, a teoria do trade-off e a teoria do pecking order, ainda são pesquisadas – entretanto, talvez por ser mais recente, a teoria do equity market timing é o que mais tem sido estudado nos últimos três anos

A pesquisa foi focada nos últimos 3 anos, de 2011 a 2013, e nas revistas acadêmicas internacionais na área de finanças que apresentam os maiores fatores de impacto, a saber: The Review of Financial Studies, The Journal of Finance, Journal of Financial Economics e Journal of Banking & Finance.

Percebe-se algum foco em alguns temas como market timing, metas de alavancagem e compensação de executivos, mas o espectro de pesquisas é bastante amplo. Além disso, os pesquisadores têm tratado de muitos aspectos das variáveis corporativas que direta ou indiretamente estão associados com as decisões de estrutura de capital.