RESUMO
Código: 805
Tema: Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho

 

Abrir
Arquivo

 
O Trabalho e Seus Motivos: O Que Mobiliza Pessoas A Permanecerem Nas Organizações
 

O artigo se propõe fazer uma reflexão, a partir de revisão teórica e pesquisa prática, sobre elementos sociais e psicológicos que dão sentido ao trabalho e à permanência do trabalhador na organização por um período significativo até se aposentar. A pretensão é considerar quais elementos são importantes para que o trabalhador se sinta motivado a permanecer em uma organização mesmo com o passar dos anos. Os dados empíricos resultam de entrevista com aposentados que ficaram anos na mesma empresa.

Esta pesquisa busca responder o seguinte questionamento: o que motiva as pessoas a permanecerem em seu trabalho? O objetivo do trabalho é descrever os elementos motivacionais para a permanência em organizações apresentados por pessoas que se aposentaram depois de trabalharem durante muitos anos em uma mesma organização. Pretende-se confrontar a teoria sobre motivação com a experiência prática de um grupo de pessoas que permaneceu muitos anos em uma mesma organização antes de se aposentar.

A compreensão do que mobiliza a permanência no trabalho em uma organização passa pela compreensão de motivação, daquilo que impulsiona o sujeito em seus atos na consecução dos objetivos estabelecidos para si e pelas organizações. A fundamentação teórica confronta diferentes percepções sobre os fatores que motivam a pessoa ao trabalho, considerando fatores intrínsecos e extrínsecos. A compreensão principal é que a motivação para o trabalho depende do significado que cada um lhe atribui.

A pesquisa desenvolvida é qualitativa, sendo usadas, como instrumento de coleta de dados, entrevistas estruturadas com 5 pessoas que trabalharam muitos anos em uma mesma organização antes de se aposentarem. A escolha dos entrevistados foi feita por critério de acessibilidade, desde que observado o critério de permanência e aposentadoria em uma organização. A análise dos dados consistiu em confrontamento dos resultados da pesquisa com o referencial teórico.

Além de estímulos como remuneração, benefícios e relacionamento com a chefia e equipe de trabalho, foram mobilizadores da permanência a sintonia entre valores da organização e do entrevistado, realização pessoal, trabalho relacionado com práticas desenvolvidas por familiares. Os resultados indicam a importância do trabalhador realizar suas atribuições tendo meios e capacitação necessária para isso e o reconhecimento dos resultados obtidos através da remuneração, promoção e benefícios recebidos.