RESUMO
Código: 808
Tema: Sistemas de Informações e Impactos Organizacionais da TI

 

Abrir
Arquivo

 
Fatores Críticos de Sucesso no Processo de Integração de Serviços Terceirizados de Sistemas de Informação em Uma Empresa da Indústria Alimentar
 

No setor alimentíco, devido ao grande número de concorrentes e às exigências cada vez maiores dos consumidores e órgãos reguladores, torna-se essencial para as empresas do setor a adoção de boas práticas de gerenciamento de suas cadeias de suprimentos, bem como a integração de processos e informações. Isto possibilita que os sistemas de informação possam melhorar a qualidade e a produtividade eliminando o desperdício, e reduzindo os estoques através do alinhamento entre TI e negócios.

Este estudo norteou o seguinte problema de pesquisa: quais foram as principais mudanças estratégicas nos processos internos e externos com a adoção dos sistemas de informações na empresa alimentícia durante o período de 2008 a 2012? Com este questionamento buscou-se como objetivo identificar o uso efetivo dos sistemas de informação para apoio aos processos de negócios na empresa do setor alimentício como fator estratégico na contribuição para a gestão dos processos e de suprimentos.

Os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) auxiliam os gestores de TI e de negócio na melhoria dos processos organizacionais (COOPER e ZMUD, 1990; SOMERS e NELSON, 2001). Ao se decidir pela utilização de sistemas ERP, as empresas esperam obter diversos benefícios, principalmente na percepção de Souza e Zwicker (2000), em relação à integração do sistema de informação, ao incremento das possibilidades de controle sobre os processos da empresa e à atualização tecnológica.

A pesquisa contemplou o estudo de caso (YIN, 2010) em uma grande empresa internacional (americana) de referência na área de agronegócio e alimentos, no qual os métodos utilizados foram observação-participante e pesquisa ex-post-facto. As fontes de evidência foram primárias e secundárias, e coletadas no segundo semestre de 2013. Nesse sentido, o corte da pesquisa foi retrospectivo para os dados de fontes secundárias e prospectivos para as fontes primárias.

A empresa atribui autonomia nos projetos a área de TI contando com a liderança e acompanhamento direto do CEO. O objetivo das implementações, tanto do centro de serviços compartilhados quanto do ERP foi apoiar o crescimento da empresa, que está estrategicamente diversificando suas atividades e observando novas oportunidades e mercados. A empresa unificou os processos de RH para garantir maior potencial competitivo, integrando os processos. A preocupação com o clima organizacional foi percebido.