RESUMO
Código: 81
Tema: Cluster e Redes de Negócios

 

Abrir
Arquivo

 
Efeitos da Competitividade no Cluster de Confecções do Agreste Pernambucano: Um Estudo Focalizado no Município de Toritama–pe
 

A sobrevivência das pequenas organizações já é um assunto abordado pelos pesquisadores, pois se especula sobre o desenvolvimento dessas pequenas empresas diante das grandes corporações. O primeiro a discutir as razões pelas quais certas atividades, em particular, as industriais, tendem a aglomerar-se foi Marshall (1985), este constatou que as vantagens da produção em escala operam de forma mais eficiente a partir da aglomeração de empresas como é o caso dos clusters de negócios.

A inquietação da pesquisa se pauta no seguinte problema: Quais efeitos da competitividade estão presentes no cluster de confecções no município de Toritama-PE, a partir do modelo teórico de Zaccarelli et al (2008)? Diante desse contexto, o objetivo do estudo foi identificar quais efeitos da competitividade estão presentes no cluster de confecções no munícipio de Toritama-PE, a partir do modelo teórico de Zaccarelli et al (2008).

O aglomerado de empresas possui uma grande capacidade competitiva em relação às empresas isoladas que não terão que competir com uma empresa apenas do aglomerado, mas com todo o cluster. Cluster pode ser definido como um agrupamento geograficamente concentrado de empresas e instituições numa determinada área (Porter, 1999). Segundo Meyer-Stamer (1995), é praticamente impossível que as empresas consigam sobreviver apenas com suas próprias forças, devido à complexidade das novas tecnologias.

Foi utilizado o modelo teórico de Zaccarelli et al. (2008) que apresenta 11 fundamentos para avaliar a competitividade. O presente estudo pode ser entendido como uma pesquisa descritiva e também como exploratória. Foi empregada uma abordagem quanti-qualitativa conduzidas sob a forma de estudo de caso. Foram utilizados dados secundários como sites governamentais, institutos de pesquisa, FIEPE, órgãos como SEBRAE/PE, SENAI/PE, site das empresas e o relatório final realizado pelo SEBRAE em 2012.

Pode-se observar que no setor de confecções de Toritama-PE foi constatado indícios dos 11 fundamentos observados por Zaccarelli et al. (2008). Dos 11 fundamentos analisados, apenas os fundamentos 5 e o 6 apresentaram pouca competitividade, pois ainda existem muitas lacunas em relação à atuação pública municipal no quesito meio ambiente e sustentabilidade em Toritama-PE. E a questão da cooperação que precisa ser trabalhada estrategicamente no cluster.