RESUMO
Código: 813
Tema: Administração Pública

 

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Utilização dos Alertas de Controle Como Ferramenta Para A Fidelização da Clientela de Pediatria em Um Ambulatório Público
 

O absenteísmo na especialidade de pediatria em um ambulatório público tem comprometido o atendimento à demanda, acarretando um desequilíbrio ao sistema de agendamento devido ao retorno dessa clientela faltosa ao fluxo de atendimento para retirada de nova filipeta de agendamento e marcação de consulta, além de que na maioria das vezes essas crianças necessitam de um acompanhamento mensal para uma melhor qualidade de vida no futuro.

Buscou-se como solução alertas de controle (red flags), no sistema de agendamento, que irá apontar as crianças faltosas, mediante relatórios semanais, e desencadeará providências das assistentes sociais em engajar a mãe no comparecimento às consultas de pediatria. Os alertas de controle (red flags) são sinalizadores pré-determinados e de conhecimento do gestor para tomada de decisão, detectando o mais cedo possível, as informações que caracterizam uma mudança.

A implantação de alertas nos relatórios diários do sistema de agendamento sinalizará o absenteísmo gerando relatório semanal que será encaminhado ao Serviço Social. As Assistentes Sociais farão uma abordagem por telefone esclarecendo sobre a necessidade do acompanhamento pelo especialista e informando nova data de consulta. O sistema de agendamento, através da central telefônica, realizará novo contato 48 h que antecede à consulta com intuito de confirmar presença, evitando desperdício de vaga.

O trabalho foi desenvolvido na especialidade de RN de alto risco onde a taxa de absenteísmo no mês de abril estava em 38%, e após a implantação dos alertas de controle (red flags) no mês de maio, reduziu para 11%. Fica visível a redução do absenteísmo mediante a utilização dos alertas de controle (red flags) pelo sistema de agendamento, e a intervenção de equipe multiprofissional para conscientização da mãe visando a fidelização dessa clientela.