RESUMO
Código: 819
Tema: Estratégia Corporativa e de Stakeholders

 

Abrir
Arquivo

 
A Relação Entre A Capacidade Gerencial e A Capacidade Relacional em Empresas Brasileiras de Biotecnologia do Segmento de Saúde Humana
 

O trabalho trata da relação entre os atributos da capacidade gerencial e o desenvolvimento da capacidade de gestão de alianças das empresas que atuam no segmento de biotecnologia da indústria farmacêutica. A relação é caracterizada pelos três atributos da capacidade gerencial - capital humano, capital social e cognição – e por quatro rotinas da capacidade relacional – coordenação, aprendizagem pró-atividade e transformação - e será mensurada pela técnica de modelagem de equação estrutural.

Como problema de pesquisa pretende-se responder qual a relação entre os atributos da capacidade gerencial e a capacidade relacional em alianças estratégicas nas empresas de biotecnologia do segmento de saúde humana. O objetivo deste trabalho é identificar que atributos da capacidade gerencial (capital humano, capital social e cognição) influenciam o desenvolvimento das rotinas da capacidade relacional (coordenação, aprendizagem, pró-atividade e transformação).

Capacidade de gestão de aliança é o potencial para, propositadamente, criar, ampliar ou modificar a base de recursos da empresa, expandindo-a para incluir os recursos de seus parceiros. Está refletida em rotinas de coordenação, aprendizagem, pró-atividade e transformação. Capacidade gerencial é a capacidade dos gestores, deliberadamente, criar, estender ou modificar a base de recursos organizacionais. São derivadas do capital gerencial humano, do capital gerencial social e da cognição gerencial.

Será adotada a técnica estatística de modelagem de equação estrutural pelo método PLS para detecção das relação existentes entre os construtos e suas respectivas variáveis. Serão coletados dados primários obtidos via survey junto às empresas do segmento de saúde humana, cadastradas na base de dados da ANVISA e diretórios das instituições regionais.

Como resultados esperados deseja-se contribuir para o aprimoramento dos conhecimentos teóricos de capacidades organizacionais, buscando a integração entre duas perspectivas teóricas das organizações: a economia organizacional e gestão. Obter quadro de referência explicativo da relação entre as capacidades gerencial e relacional. Validação de procedimento de pesquisa para mensuração da capacidade relacional, e da capacidade gerencial, baseada nos autores explorados.