RESUMO
Código: 829
Tema: Planejamento e Organização de Cursos e Programas

 

Abrir
Arquivo

 
Fatores Motivadores de Não Evasão: Análise Com Estudantes de Cursos de Graduação em Ciências Contábeis em Instituições de Ensino Brasileiras
 

A educação é inerente à vida do homem na sociedade, pois é por meio dela que os indivíduos transmitem e acumulam seus conhecimentos (MORAES e THEÓPHILO, 2010). Nesse sentido, a educação permite que os estudantes tornem-se cidadãos com habilidades para refletir, criticar e criar, tendo em vista os conhecimentos adquiridos (ANDERE e ARAÚJO, 2008). Porém, evasão é um evento frequente e de alta proporção tanto no Brasil quanto em países como os Estados Unidos.

A questão de pesquisa que norteia este trabalho é a seguinte: Quais são os principais fatores motivadores da não evasão de estudantes de cursos de Ciências Contábeis das IES brasileiras? Assim, o objetivo dessa pesquisa é buscar evidências que permitam identificar e avaliar os motivos que levam os estudantes brasileiros a permanecer nos cursos de Ciências Contábeis.

Tendo em vista que o estudante pode evadir-se do curso, da instituição ou do sistema, neste estudo será considerado o conceito de evasão como o desligamento do curso superior em função de abandono (não matrícula), transferência ou reopção, trancamento e/ou exclusão por norma institucional. O Modelo Integrado de Permanência (MIP) (CABRERA et al., 1992), considera o conjunto das variáveis causadoras da evasão, propostas pelos modelos elaborados por Tinto (1975) e por Bean (1980).

O questionário utilizado para levantamento dos dados ficou constituído por três partes. Na primeira, foram utilizadas 16 questões, fechadas e abertas, com o intuito de determinar o perfil da amostra, enquanto a segunda parte foi composta por 59 questões, fechadas do tipo dicotômicas e de múltipla escolha, que objetivavam identificar aos motivos de permanência do estudante no curso de graduação em Ciências Contábeis. Na terceira parte um termo de aceite e consentimento do respondente.

Verificou-se que fatores como auxilio financeiro da família, governo ou da IES são fundamentais para a não evasão dos estudantes no curso de graduação. Fatores também significativos para os respondentes foram o sentimento de adaptação à vida, a satisfação com seu desempenho (notas), com o curso e com sua vida profissional futura, bem como a afetividade de familiares e amigos e as relações pessoais estabelecidas com os colegas do curso.