RESUMO
Código: 831
Tema: A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

 

Abrir
Arquivo

 
A Perspectiva da Aprendizagem Empreendedora Diante do Insucesso Empresarial
 

As transformações que vêm ocorrendo no mundo dos negócios, cada dia de forma mais rápida e difusa, enseja que algumas dessas transformações, como a evolução dos negócios, da economia, da competição e de novas e diversificadas necessidades do homem enquanto ser social, compreender fenômenos econômicos ou sociais complexos, dentre os quais o Insucesso Empresarial (IE) e a Aprendizagem Empreendedora (AE).

Foi definido como problema de pesquisa: De que forma o insucesso empresarial influencia o processo de aprendizagem empreendedora, na perspectiva de empreendedores brasileiros que vivenciaram essa experiência? Com o propósito de contribuir para a compreensão de tal questão, o presente artigo tem como objetivo analisar a influência do insucesso empresarial no processo de aprendizagem empreendedora de empreendedores que vivenciaram essa experiência, sob a ótica dos mesmos.

Com base nas diferentes definições e especificidades encontradas do termo, como quebra, insucesso, falência, entre outros, foi adotado para este ensaio a definição de Insucesso Empresarial como a ‘descontinuidade do negócio’ (BRUNO et al.,1992); O Insucesso Empresarial pode dar sinais que, na visão de Ucbasaram et al. (2013), podem encorajar a aprendizagem por induzir o indivíduo a um ‘post morten’, em busca da compreensão do seu significado e à formulação de um esquema pessoal de solução.

Este ensaio caracteriza-se como qualitativo, do tipo exploratório, baseado em pesquisa empírica. A coleta de dados foi realizada com 11 empreendedores que vivenciaram o IE, na região central do RS, considerados como unidade de análise neste estudo. Como instrumento de coleta foi utilizado a entrevista semiestruturada (MINELLO, 2010). Em relação à análise dos dados, adotou-se a técnica de análise de conteúdo, especificamente as técnicas, categorial e de enunciação (BARDIN, 2011).

As categorias de análise que emergiram das falas dos entrevistados foram: Inexperiência em gestão, apoio profissional e reflexão crítica. Segundo os entrevistados a inexperiência em gestão é um fator que pode desencadear o IE, por isso consideram que o apoio especializado de profissionais em diferentes áreas é um diferencial para o empreendimento. A reflexão crítica conduziu a uma nova postura frente ao empreendimento. Estes aspectos foram considerados como aprendizagem empreendedora.