RESUMO
Código: 833
Tema: Estratégia Corporativa e de Stakeholders

 

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Fatores Determinantes da Estratégia de Influência dos Stakeholders
 

O trabalho seminal de Frooman(1999) discute como a dependência de recursos determina a escolha da estratégia de influência dos stakeholders na empresa focal, adotando uma visão centrada nos stakeholders. Neste sentido, inaugura a discussão sobre os fatores determinantes que afetam a escolha de estratégia de influência dos stakeholders, mas reconhece e propõe que há outros possíveis fatores determinantes sejam investigados. Este trabalho se propõe a dar prosseguimento a essa discussão.

O presente trabalho propõe avançar na discussão e identificar quais os fatores explicam o porquê dos stakeholders escolherem determinada estratégia de atuação em relação à empresa focal. Assim, a partir de uma revisão sistemática da literatura, intenta-se responder as seguintes perguntas de pesquisa: Quais os fatores determinantes na escolha por parte dos stakeholders sobre sua estratégia de influência na empresa focal?

A revisão bibliográfica centra-se na discussão de artigos que debatem o estado da arte das pesquisas na Teoria dos Stakeholders, sobretudo no que concerne à visão centrada nos stakeholders; a definição e categorização de Stakeholders; a influência dos stakeholders na empresa focal e especificamente o Modelo proposto por Frooman (1999). Estes elementos servem como embasamento ao método de revisão sistemática da literatura empregado no artigo.

Em se tratando de um ensaio teórico, o método empregado é a revisão sistemática da literatura. O processo de revisão sistemática da literatura oferece vantagens em relação à revisão narrativa da literatura por oferecer uma descrição detalhada do método empregado para se buscar as referências, possibilitando, de um lado, uma busca exaustiva do que foi publicado e, de outro lado, evitar um provável viés do pesquisador ao selecionar os estudos a serem relatados (Tranfield, Denyer e Smart, 2003).

A partir da análise detalhada dos 23 artigos levantados a partir da revisão sistemática da literatura, foram propostos e descritas 7 categorias de fatores determinantes da estratégia de influência dos stakeholders (Estrutural; Demográfico; Político; Ético; Histórico; Situacional-estratégico; Institucional) e seus elementos constituintes. Além disso, é apresentada a síntese dos artigos empregados em função do seu ano de publicação, tipo, periódico e stakeholders abordados.